“Todos nós estamos conscientes de que o Brasil precisa voltar a ser país industrializado”, disse ele. Desde que a política neoliberal se tornou hegemônica no Brasil, a indústria de transformação caiu de 30% do PIB para menos de 11%
O ex-presidente Lula, líder nas pesquisas eleitorais, criticou a desindustrialização do país, nesta sexta-feira (23), em entrevista coletiva na cidade mineira de Ipatinga, no Vale do Aço. “Todos nós estamos conscientes de que Brasil precisa voltar a ser país industrializado”, disse ele. Desde que o neoliberalismo entrou no Brasil, a indústria de transformação caiu de 30% do PIB para menos de 11%.
Desde Tiradentes, líder da Inconfidência, os mineiros já avaliavam, com sabedoria, que um país sem indústria não consegue garantir e manter a sua independência econômica. “A importância de ter uma indústria forte no Brasil é poder gerar emprego de melhor qualidade, com exportação de coisas de maior valor agregado e você poder pagar também melhores salários com melhor formação de nossos trabalhadores”, acrescentou Lula.
Durante a entrevista, e também no comício realizado em seguida na cidade, junto com o candidato a governador, Alexandre Kalil, Lula se comprometeu também com duplicação da BR-381, no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares, se vencer as eleições.
“É um compromisso nosso”, assegurou. Não queremos que essa estrada continue sendo chamada a estrada da morte. Por isso, queremos assumir o compromisso de duplicar essa estrada até Governador Valadares”, garantiu.
Assista ao comício de Ipatinga
Durante o comício, Lula elogiou o trabalho que Kalil fez na capital mineira. Disse que foi maravilhosa a forma como Kalil cuidou dos moradores de Belo Horizonte. Ele afirmou que os brasileiros estão se dando conta de que precisam participar ativamente da vida política do país para ajudar na reconstrução. “A nossa tarefa é reconstruir, cuidar. Cuidar das cidades, cuidar do Estado, cuidar do país e, sobretudo, cuidar do povo”.
Ao lado do candidato a governador, do candidato ao Senado Alexandre Silveira e de outros candidatos da Coligação Brasil da Esperança, Lula disse estar convencido de que o ex-prefeito de Belo Horizonte cuidará bem dos mineiros. “Estou convencido de que, se Kalil cuidar do povo mineiro com o carinho que cuidou de Belo Horizonte e do Atlético Mineiro, vai ser tudo maravilhoso”, brincou.
Kalil disse que, no período de campanha com o ex-presidente, aprendeu com ele que governar é ato de amor, de cuidado e de empatia. “Esse povo não esquece disso. Esse povo está aqui porque foi cuidado e depois foi abandonado. Nós sabemos cuidar de gente”, firmou. Alexandre Silveira destacou ter certeza de que Lula vai unir o Brasil. Há uma onda no Brasil para eleger Lula e seus aliados, sintonizados com o projeto de país”.