Economista e professora faleceu neste sábado (8) aos 94 anos
Aos 94 anos, faleceu neste sábado (8) a economista e escritora Maria da Conceição Tavares.
A ex-deputada Federal e dirigente do PT formou uma geração de economistas no pensamento político do “desenvolvimento econômico com justiça social”, disse o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, em nota, onde relembra a trajetória da economista que, nascida em Portugal, tornou-se brasileira de coração.
“Foi uma economista que nunca esqueceu a política e a defesa de um desenvolvimento econômico com justiça social” disse o presidente Lula.
“Formou gerações de economistas na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalhou no BNDES, em projetos importantes para a industrialização do nosso país e com a CEPAL em defesa do desenvolvimento da América Latina. Escreveu centenas de artigos e muitos livros.
“Até hoje suas aulas são consultadas pelos jovens em vídeos na internet, pela sua fala sempre franca e direta. Tive o prazer e a honra de conviver e conversar muito com minha amiga ao longo dos anos, debatendo o Brasil e os nossos desafios sociais e econômicos no Instituto Cidadania, em conversas no Rio de Janeiro ou em viagens pelo Brasil. Nesse momento de despedida, meus sentimentos aos familiares, em especial aos filhos, aos muitos amigos, alunos e admiradores de Maria da Conceição Tavares”, escreveu Lula.
https://x.com/LulaOficial/status/1799460071207735658
O economista e presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann, também prestou homenagem à Conceição Tavares.
“Intelectual comprometida com a transformação nacional ousou diuturnamente enfrentar a ditadura civil-militar, constituindo parte integrante do movimento da democratização do país” declarou Pochmann. “Apoiou o programa esperança e mudança do PMDB nos anos de 1980 e, posteriormente, contribuiu nos programas econômicos e nos governos do PT”, lembrou o economista.
O senador e líder do governo, Randolfe Rodrigues (Sem Partido-AP), afirmou que recebeu “com profunda tristeza a notícia do falecimento da nossa Maria da Conceição Tavares”. “Nossa querida professora nos deixa um vasto legado sobre pensamento crítico em economia, justiça social, luta contra a desigualdade e, sobretudo, de muita coragem na defesa dos mais vulneráveis”, comentou.
Em nota, o Ministério da Fazenda destaca que a “ex-deputada Federal, Maria da Conceição se notabilizou por sua contribuição inestimável ao pensamento econômico brasileiro”.
“Corajosa, criticou de forma arguta decisões de política econômica implantadas em descompasso com a justiça social. Seu forte espírito público inspirou centenas de economistas no país. Neste momento de dor, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e os servidores do Ministério da Fazenda manifestam respeito e solidariedade aos familiares e amigos de Maria da Conceição Tavares”, diz.
O Conselho Federal de Economia (COFECON) lembrou que “Maria da Conceição Tavares trabalhou na elaboração do Plano de Metas de Juscelino Kubitschek, e que formou economistas e líderes políticos brasileiros, entre eles Dilma Rousseff, José Serra, Luciano Coutinho, Luís Gonzaga Beluzzo e Carlos Lessa”.
“Sem dúvidas as contribuições de Maria Conceição Tavares serão lembradas com admiração por gerações de economistas”, declarou o presidente do Cofecon, Paulo Dantas da Costa. “Seus estudos e trabalhos constituem um enorme legado, inspirando e orientando a elaboração e implementação de novas políticas para a redução das desigualdades em nosso país”, ressaltou.
A ex-presidente Dilma Rousseff também expressou seus sentimentos à sua professora.
“Uma das mais importantes e influentes intelectuais de nosso tempo, Maria da Conceição amou profundamente o Brasil e o povo brasileiro, tendo sido uma das grandes pensadoras sobre o destino do país, os rumos da nossa economia e os caminhos para o desenvolvimento com Justiça Social”, declarou Dilma.