“A diretriz é pela retomada, não retornar será caso a caso. Escolas sem condições devem prepará-las imediatamente, recuperar o atraso e retomar suas atividades no momento seguro, afirmou Nésio Fernandes
O Secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, usou suas redes sociais para delinear os planos do governo para a volta segura das aulas no estado. “Caminhamos para no segundo semestre avançar em mais passos na ampliação do acesso à educação. A educação entra em fase de retomada, reconstrução, e as condições para seu retorno pleno em 2021 precisam ser construídas por todos”, disse ele.
“Nenhum país sério que viveu um momento pandêmico semelhante ao que vive agora o Espírito Santo manteve a totalidade da educação fechada”
“A diretriz é pela retomada, não retornar será caso a caso. Escolas sem condições devem prepará-las imediatamente, recuperar o atraso e retomar suas atividades no momento seguro, afirmou o secretário. “Nenhum país sério que viveu um momento pandêmico semelhante ao que vive agora o Espírito Santo manteve a totalidade da educação fechada”, acrescentou.
Nesio Fernandes apontou que “se preservadas as características atuais da pandemia, daqui para frente as escolas não terão novos fechamentos longos. Salvo momentos de novas quarentenas/lockdown.” “A educação brasileira, ainda em 2021, deverá apresentar robustas estratégias para superar o problema da evasão escolar e demais iniquidades que se somam à vida da infância e da juventude”, prosseguiu.
“Educação infantil e Fundamental I que permanecer fechada não será por culpa da pandemia”
“O único motivo para não abrir é a falta das condições locais necessárias para a retomada segura. As escolas que não estão preparadas devem “acelerar o passo” e abrir com segurança”, defendeu Nésio.
Ele argumentou que “no momento de queda sustentada dos casos/internações/óbitos, vivendo plena fase de recuperação da 3° curva e com ampla vacinação de idosos, professores e pessoas com comorbidades, vivemos uma oportunidade para retomada de direitos”. “A retomada no risco moderado e baixo já era consolidada e estabelecida pela matriz de risco adotada no ES. Atualizamos a medida qualificada para o risco alto para educação infantil e fundamental I”, disse.
“A sociedade e todos os gestores foram informados da expectativa de retorno às aulas em maio. O cenário previsto e apresentado no dia 16 de abril foi confirmado: 78 municípios capixabas estão autorizados a terem retorno limitado, gradual, facultativo, híbrido e com protocolos”, destacou o titular da Saúde do Espírito Santo.