“O povo paga 27,5% de imposto de renda e os ricos não querem pagar 12%”, diz Lula

Lula defende justiça tributária (reprodução)

Lula garantiu que o governo vai encontrar alternativas à MP das bets, mas sem prejudicar os trabalhadores

O presidente Lula defendeu, nesta quinta-feira (9), em entrevista à Rádio Piatã, da Bahia, que o sistema financeiro, sobretudo as fintechs, “paguem o imposto devido a esse país”. O presidente criticou os bolsonaristas e agregados que derrubaram a Medida Provisória da cobrança de impostos de bancos, especuladores e bets para pressionar o governo a fazer cortes de gastos sociais.

“Nós estávamos propondo uma [taxação] de 18%, foi negociado para as [bets] pagar apenas 12%, ainda assim eles não quiseram e se recusaram pagar. É engraçado que o povo trabalhador paga 27,5% de imposto renda do seu salário e os ricos não querem pagar 12%, não querem pagar 18%”, afirmou Lula, destacando, que a aposta deles é que “o país vai arrecadar menos para limitar as políticas públicas e os programas sociais que beneficiam milhões de brasileiros”.

“O que está por trás dessa decisão é a aposta de que o país vai arrecadar menos para limitar as políticas públicas e os programas sociais que beneficiam milhões de brasileiros. É jogar contra o Brasil”, disse o presidente, logo após a decisão do Congresso, sinalizando que não está disposto a sacrificar os mais pobres e que não pretende aceitar a imposição de cortes em programas sociais e investimentos públicos no crescimento do país para satisfazer aos setores mais abastados da sociedade.

O presidente da República reafirmou que a não votação da MP das bets na quarta-feira (8) não foi uma derrota do governo, foi uma derrota imposta ao povo brasileiro. “Derrotaram a possibilidade de melhorar a qualidade de vida do povo brasileiro, tirando mais dinheiro dos ricos e distribuindo para os pobres. Foi isso que aconteceu ontem no Congresso Nacional”, disse Lula, garantindo que o governo encontrará outras alternativas para aumentar a arrecadação.

“Eu volto na quarta-feira [15] para Brasília, aí sim, eu vou reunir o governo para discutir como é que a gente vai propor que o sistema financeiro, sobretudo as fintechs, que tem fintech hoje maior do que banco, que elas paguem o imposto devido a esse país”, disse Lula. As fintechs são empresas de inovação que se diferenciam pelo uso da tecnologia para oferecer serviços financeiros digitais. Segundo Lula, hoje, há Fintechs maiores do que alguns bancos e que não pagam impostos proporcionais ao tamanho do negócio.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *