O senador Álvaro Dias (PR), líder da bancada do Podemos, afirmou que “o Brasil não pode ficar à deriva, como está nesse momento”, referindo-se à demissão do ministro da Saúde, Nelson Teich, que ficou menos de um mês no cargo.
“Vários ministros já foram embora em pouco mais de um ano de governo, como agora saiu Nelson Teich. Vem sempre a pergunta: o problema é o ministro? Não, o problema é o presidente, ou a ausência de um presidente de verdade”, disse o senador em áudio divulgado no Facebook.
Na sexta-feira (15), o ministro da Saúde Nelson Teich anunciou sua demissão do governo Bolsonaro. Ele saiu por não concordar com o uso indiscriminado da cloroquina no tratamento da COVID-19, por não ter eficácia comprovada, e pelos atropelos de Bolsonaro, que liberou a abertura de academias, salões de beleza e barbearias sem consultá-lo.
“Estamos sendo vítimas agora, uma pandemia de perversidade incomum, muita dor, muito sofrimento, vidas se perdem. Há sem dúvidas um colapso no sistema de saúde do país, em alguns estados e municípios”, continuou Dias.
Mesmo assim, “o presidente da República comporta-se como se fosse o maior cientista do universo, interferindo onde não deve interferir, tentando orientar os ministros da Saúde, que são especialistas, que conhecem o assunto”.
“É uma irresponsabilidade sem tamanho”, afirmou o líder do Podemos.
Para o ex-candidato à Presidência da República, “nós não podemos ficar calados diante de tanta prepotência, arrogância, incompetência e irresponsabilidade”.
“O Congresso Nacional tem que se movimentar e liderar um processo de conjugação de esforços, tentando envolver governadores e prefeitos para substituir a ação que deveria ser comandada pelo presidente da República. Não podemos ficar parados”, concluiu o senador.