O realismo socialista na pintura (I): Alexander Gerasimov
Alexander Gerasimov, Auto-retrato (óleo sobre tela, 1931, Museu Estatal A.M. Gerasimov, Michurinsk, Província de Tambov, Rússia)
CARLOS LOPES
Publicamos, já, alguns artigos sobre o realismo socialista na
literatura e no cinema. Entretanto, jamais publicamos algo sobre o
realismo socialista na pintura.
Há poucos anos, houve uma espécie de redescoberta dos pintores
soviéticos. Depois de décadas em que eram proferidas cobras e
lagartos sobre eles – a cobra mais comum é a de que sua produção
era estereotipada, apenas com “apolos” proletários mostrando os
seus músculos – descobriu-se que nada disso era verdade.
Essa redescoberta manifestou-se do único modo pelo qual, em uma
sociedade capitalista, a arte é valorizada: pelo aumento de seu
preço no mercado.
Parece irônico, em se tratando de pintores que produziram dentro de
uma sociedade, e para uma sociedade, em que a lei do valor, além de
limitada pela planificação da economia, estava em declínio.
Mas assim são as voltas da História.
Há muitos anos tínhamos a intenção de escrever algo sobre o
realismo socialista em pintura. Entretanto, a complexidade do tema, a
falta de tempo e as condições para reproduzir os quadros fizeram
com que adiássemos esse plano.
Assim é que, ao invés de um estudo de conjunto sobre o tema, veio-nos a ideia de, antes, simplesmente, mostrar (ou, melhor, “amostrar”) a produção daqueles artistas.
Talvez, ao invés de elaborações teóricas sobre a estética dos pintores soviéticos, o melhor seja, antes, expor do que estamos falando.
Comecemos, então, pelo – no passado – mais vilipendiado desses pintores, Alexander Mikhailovitch Gerasimov.
Alexander Gerasimov – que não deve ser confundido com outro grande pintor soviético, Serguei Gerasimov (eles não eram parentes) – foi o primeiro presidente da Academia de Artes da URSS (1947-1957).
Não sabemos se é verdade ou não, mas é voz corrente que Alexander
Gerasimov era o pintor favorito de Stalin. Houve quem o chamasse de
“o Velázquez de Stalin” – e não para elogiar, seja o pintor,
seja o dirigente da URSS.
Mas, se não sabemos com absoluta certeza a opinião de Stalin sobre a obra de Alexander Gerasimov, sabemos a opinião deste sobre Stalin: jamais aceitou a contrarrevolução kruschevista – o que lhe valeu a exoneração de todos os seus cargos e o recolhimento de seus quadros aos porões dos museus.
Já em 1990, vi um dos retratos que Alexander Gerasimov fez de Stalin em um antiquário na rua Arbat, em Moscou. Até hoje me arrependo de não tê-lo comprado – o preço, naquela época em que alguns queriam se livrar, quase desesperadamente, desse tipo de obra de arte, não era caro.
Mas esse período parece acabado.
O que temos abaixo é, realmente e apenas, uma pequena amostra da grande produção de Gerasimov. Ordenamos as imagens por ano, exceto três (“A pioneira”, “Festa no bote” e “Retrato de Michurin”), porque não conseguimos descobrir quando Gerasimov pintou esses quadros.
Alexander Gerasimov nasceu em 1881 na cidade de Michurinsk (na época,
Kozlov), na província de Tambov, na Rússia.
Estudou, ainda antes da revolução, na Escola de Pintura, Escultura
e Arquitetura de Moscou. Na I Guerra Mundial, foi auxiliar de
enfermagem na frente russa.
Depois da Revolução Russa, Alexander Gerasimov mudou para Moscou,
para continuar seus estudos. Em 1934, também como parte de seus
estudos, esteve na França, Itália, Alemanha e Turquia.
Ao voltar, foi presidente do comitê para a organização da União
de Artistas da URSS. Recebeu o título de Artista do Povo da URSS em
1943, e, após a II Guerra (1947), foi eleito presidente da Academia
de Artes da URSS.
Recebeu quatro vezes o Prêmio Stalin e foi condecorado com a Ordem
de Lenin (1938).
Membro do Partido Comunista desde 1950, faleceu em julho de 1963.
Além de pintor, Gerasimov foi arquiteto, professor e teórico da
arte.
Abaixo, a nossa pequena amostra da obra de Alexander Gerasimov:
Rosas (1925, óleo sobre tela, Museu Regional de Arte Nikolay Yaroshenko, Poltava, Ucrânia)
Retrato de I.N. Pavlov (1927, óleo sobre tela, Museu Estatal A.M. Gerasimov, Michurinsk, Província de Tambov, Rússia)
Menina com maçã (1928, óleo sobre tela, Museu de Arte Nacional Russa de Kiev, Ucrânia)
Lenin na tribuna (1930, óleo sobre tela, Museu Lenin, Moscou)
Lilases em um frasco de vidro (1930)
Retrato de família (1934, óleo sobre tela, Museu Nacional de Arte da Bielorrússia, Minsk)
Stalin no XVII Congresso do Partido Comunista da URSS (1934, óleo sobre tela, Museu Histórico do Estado)
Roma antiga (1934, papel colado em madeira compensada, aquarela, guache, Museu de Arte Nacional Russa de Kiev, Ucrânia)
Depois da chuva (1935, óleo sobre tela, Galeria Tretyakov, Moscou)
Stalin em reunião com comandantes (1937, óleo sobre tela)
A canção do estorninho (1938, óleo sobre tela, Galeria Tretyakov, Moscou)
Stalin e Voroshilov no Kremlin (1938, óleo sobre tela, Galeria Tretyakov, Moscou)
Stalin e Gorky (1939, óleo sobre papelão, Galeria Leonid Shishkin)
Retrato da bailarina O.V. Lepeshinskaya (1939, óleo sobre tela, Galeria Tretyakov, Moscou) – Olga Vasiliyevna Lepeshinskaya foi primeira bailarina do Bolshoi, heroína durante a II Guerra e Artista do Povo da URSS
Retrato de A.K. Tarasova (1939, óleo sobre tela, Museu Estatal Russo, S. Petersburgo) – Alla Konstantinovna Tarasova foi uma das maiores atrizes soviéticas, famosa por seu desempenho no Teatro de Arte de Moscou, dirigido por Konstantin Stanislavsky
Retrato de Stalin (1939, óleo sobre tela, Museu Estatal e Centro de Exposições ‘ROSIZO’, Moscou)
No banho (1940)
O juramento (1940)
Retrato de Ivan Mikhailovich Moskvin, Artista do Povo da URSS (1940, óleo sobre tela, Galeria Nacional de Arte Boris Voznitsky, Lviv, Ucrânia) – Moskvin foi um dos maiores atores soviéticos e um dos sucessores deStanislavskyna direção do Teatro de Arte de Moscou
Hino a Outubro (1942, óleo sobre tela, Museu Estatal Russo, S. Petersburgo)
Retrato de I.I. Fisanovich (1942) – Israel Ilyich Fisanovich, comandante de submarinos durante a II Guerra Mundial, foi Herói da União Soviética
Retrato de Stalin (1944, óleo sobre tela, Museu Estatal e Centro de Exposições ‘ROSIZO’, Moscou)
Retrato em grupo de velhos artistas. Da esquerda para a direita – I.N. Pavlov, V.N. Baksheev, V.K. Byalynitsky-Birulya, V.N. Meshkov (1944, óleo sobre tela, Galeria Tretyakov, Moscou) – por este quadro, Gerasimov recebeu um de seus quatro Prêmios Stalin
Banho russo (1945)
Moscou, rua Gorky (1947, aquarela e guache em papel, col. particular)
Natureza morta com rosas (1947)
Retrato de mulher (1947)
Natureza morta com rosas (1948, óleo sobre tela, Museu Estatal de Arte Abilkhan Kasteev da República do Cazaquistão)
Stalin diante do féretro de Andrei Zhdanov (1948)
Teatro Bolshoi, 6 de novembro de 1947 (1948, óleo sobre tela, Museu Estatal e Centro de Exposições ‘ROSIZO’, Moscou) – retrato de Molotov, abrindo a comemoração do Dia da Revolução
Retrato de B.I. Yakovlev (1950, óleo sobre tela, Museu Estatal Russo, S. Petersburgo) – o escultor Yakovlev foi um dos autores do projeto do Mausoléu de Lenin
Dia de Verão (óleo sobre tela, 1950)
Artistas na dacha de Stalin (1951) – Da esquerda para a direita: Stalin, Alexander Gerasimov, Voroshilov, os pintores Isaac Brodsky e Yevgeny Katsman
Retrato de I.M. Sarkizov-Serazini (1951, óleo sobre tela, Museu de Arte de Simferopol, Crimeia) – Sarkizov-Serazini, médico, cientista soviético, foi um dos fundadores da terapia por exercícios e da medicina esportiva na URSS
Ilustração para Taras Bulba, de Gogol (1952, óleo sobre tela, Museu Regional de Arte de Donetsk)
Peônias (1952, óleo sobre tela, Museu de Arte Nacional Russa de Kiev, Ucrânia)
Banho comunal (1953)
Rosas (1953, óleo sobre tela, Museu de Arte de Gorlovsky, Donetsk)
Notícias das terras virgens (1954, óleo sobre tela, Museu de Arte Novokuznetsk, Kemerovo)
A pioneira (óleo sobre tela, col. particular)
Festa no bote
Retrato de Michurin (óleo sobre tela, Museu Estatal A.M. Gerasimov, Michurinsk, Província de Tambov, Rússia) – Ivan Vladimirovich Michurin foi cientista, botânico e famoso por seus trabalhos com enxertos