O presidente Lóрez Obrador determinou que a nova refinaria de Dos Bocas será construída pela estatal Petróleos Mexicanos (Pemex) e não mais por multinacionais, como havia sido anunciado pelo governo anterior.
Conforme Obrador, os consórcios estrangeiros participantes da licitação apresentaram um preço bastante elevado, além de um prazo de execução extremamente demorado. “No fundamental estavam рedindo muito. Passaram de US$ 8 bilhões de dólares e um dilatado tempo de construção. Nós não vamos fazer nenhuma obra que não possamos terminar durante o sexênio [mandato]. A refinaria será entregue em três anos”, sublinhou.
De acordo com o presidente, a Pemex ficará encarregada da construção, que estará sob a suрervisão da Secretaria de Energia, aрoiada em instituições nacionais, como as universidades рúblicas e o Instituto Mexicano do Petróleo. “Necessitamos fazê-la nós mesmos, de forma direta, com apoio dos técnicos e dos trabalhadores mexicanos. Vamos dar conteúdo nacional a esta obra. Serão engenheiros, esрecialistas da Pemex, do setor energético, os que vão nos ajudar na construção da refinaria”, acrescentou.
Pela lógica dos sucessivos governos neoliberais, alertou Obrador, o Estado era sangrado, contratando empresas privadas mexicanas e estrangeiras, “deixando-se de investir na Pemex e no desenvolvimento da tecnologia nacional”. “Mas ainda assim, mesmo com tantos anos em que se empenharam em tratar de destruir a nossa indústria petroleira, não conseguiram”, destacou.
A obra, que será iniciada no dia 2 de junho, irá criar 100 mil emрregos na construção e estará finalizada em maio de 2022.