A ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, responsabilizou o governo Bolsonaro pelo gigantesco desastre ambiental que contamina de petróleo as praias dos Estados do Nordeste.
“Os prejuízos das manchas de óleo, que contaminam as praias de vários estados do Nordeste, já são incalculáveis. A gravidade desse fato deveria servir de alerta sobre as consequências do enfraquecimento dos órgãos de gestão e fiscalização ambiental no país”, escreveu Marina em sua rede social.
Em abril, Bolsonaro editou um decreto que extinguiu, entre outros órgãos, dois comitês responsáveis por tratar com casos de poluição das águas por óleo. Os grupos extintos por Bolsonaro poderiam ter dado melhores esclarecimentos sobre o desastre nas praias nordestinas.
“Pela primeira vez na história do Brasil nós temos um Ministro Antiambientalista, que desmontou toda a governança ambiental brasileira, e um governo que sinaliza para os ilegais, grileiros e criminosos, mostrando que eles têm respaldo do Estado e parte do Congresso”, salientou a ex-ministra no Twitter.
Marina cobrou uma ação efetiva do governo, que nada faz diante do desastre, exceto a emissão de desculpas para esconder a sua inércia. Segundo Bolsonaro, o vazamento do óleo foi provocado para prejudicar o leilão da cessão onerosa. E voltou a culpar a Venezuela, sem mostrar quaisquer dados sobre o assunto.
“Pela gravidade e magnitude do óleo que atinge vários Estados do Nordeste, o governo deveria decretar estado de emergência para garantir um suporte mais imediato e abrangente. Os danos podem ser irreversíveis”, advertiu Marina Silva.
Conforme o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o óleo atingiu 187 localidades em mais de 70 municípios de todos os 9 Estados nordestinos.
Até o último balanço, 12 unidades de conservação ambiental já foram atingidas.
São elas:
- Área de Proteção Ambiental Barra do Rio Mamanguape (PB)
- Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (PE)
- Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba (PI)
- Área de Proteção Ambiental Piaçabuçu (AL)
- Área de Relevante Interesse Ecológico Manguezais da Foz do Rio Mamanguape (PB)
- Parque Nacional Jericoacoara (CE)
- Parque Nacional Lençóis Maranhenses (MA)
- Reserva Biológica Santa Isabel (SE)
- Reserva Extrativista Acaú-goiana (PB)
- Reserva Extrativista Cururupu (MA)
- Reserva Extrativista Marinha Lagoa do Jequiá (AL)
- Reserva Extrativista Prainha Canto Verde (CE)