Olívia destaca que a Ronda Maria da Penha que criou “foi um marco” em defesa das mulheres

Olívia Santana, em 2015, assina termo de cooperação para criação da Ronda Maria da Penha. Foto: Divulgação

A candidata Major Denice admitiu: “está funcionando e salvando mulheres em toda a cidade”

A deputada estadual e candidata à Prefeitura de Salvador, Olívia Santana (PCdoB), em campanha neste fim de semana, destacou a criação da Ronda Maria da Penha, da Polícia Militar da Bahia.

Olívia foi titular da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM) e foi quem assinou, em 2015, o termo de cooperação para a criação do programa de atenção às vítimas de violência doméstica.

“O combate a violência contra a mulher foi um dos marcos fundamentais da minha gestão na SPM. Em 2015 assinei, junto com o governador Rui Costa e o secretário de Segurança Pública Maurício Barbosa, o termo de cooperação para a criação da Ronda Maria da Penha, que teve como primeira comandante a capitã Ana Paula Queiroz”, afirmou a candidata em evento dedicado ao Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher, celebrado no sábado (10).

A declaração de Olívia Santana foi uma resposta à tentativa da candidata major Denice Santiago (PT), que foi comandante da Ronda Maria da Penha, de se apresentar como criadora do programa em sua campanha eleitoral.

“Eu penso que essa é uma questão que basta olhar nos jornais da época,  basta dialogar com o secretário Maurício Barbosa. A história está aí e eu acho que ninguém vai em frente falseando a  realidade. Eu tenho muito orgulho de ter implantado à Ronda Maria da Penha quando fui secretária de Políticas para As Mulheres”, destacou Olívia Santana.

Diante dos fatos, a petista admitiu: “a Ronda Maria da Penha é de todas as mulheres, não estou aqui para dizer quem é dono ou dona, quem fez ou que deixou de fazer. O que importa é que ela está funcionando e ajudando e salvando mulheres em toda a cidade”.

“Foi na minha gestão que nós implantamos a Ronda Maria da Penha. Inclusive a Major Denice foi uma das comandantes da Ronda, mas a primeira foi a Capitã Paula. A primeira comandante nomeada. E a Ronda foi implantada a partir de uma ação de iniciativa minha, que peguei o telefone, liguei para o nosso secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, eu era secretária de Políticas para Mulheres, e fiz a proposta de implantarmos a Ronda”, disse Olívia Santana, em entrevista ao portal local Varela News.

Lançado em 2015, a Ronda Maria da Penha já realizou, através de um acompanhamento periódico e multidisciplinar às vítimas da violência doméstica, diversas prisões de agressores, fiscalizações, atendimentos à mulheres e eventos em 14 municípios da Bahia. 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *