
O líder da oposição na Câmara, Alessandro Molon (PSB-RJ), e o líder do PSB na Casa, Tadeu Alencar (PSB-PE), apresentaram requerimento à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para a convocação do ministro da Economia, Paulo Guedes, no colegiado. Eles querem que o ministro preste esclarecimentos sobre a proposta de reforma da Previdência antes que a admissibilidade seja votada no colegiado.
“Em 20 de fevereiro, o governo enviou à Câmara dos Deputados a PEC 6/2019, a Reforma da Previdência. Desde então, muito se falou na imprensa, nas redes sociais e em reuniões privadas, mas, até o momento, nenhum representante do Governo veio até a Casa do Povo para explicar a proposta”, afirmou Molon, lembrando que esta é uma proposta que vai “prejudicar os mais pobres”.
“Uma proposta dessa magnitude, que irá impactar a vida de tantos brasileiros e possivelmente prejudicar os mais pobres, precisa ser muito discutida antes de admitida. Dessa forma, é imprescindível que o Ministro venha, antes da deliberação sobre a admissibilidade, explanar sobre a PEC”, dizem os parlamentares na justificativa. Na convocação, a autoridade é obrigada a comparecer, sob pena de responder por crime de responsabilidade.