O deputado federal e candidato a prefeito de São Paulo, Orlando Silva (PCdoB), se reuniu com os Cientistas Engajados, Mariana Moura e Walter Neves, no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP) para conversar sobre o apoio à Ciência na cidade de São Paulo.
Orlando afirmou que “São Paulo é o maior polo científico e tecnológico da América Latina. A Ciência deve estar na pauta das eleições municipais”.
Mariana Moura, que é candidata a vereadora em São Paulo, e Walter Neves são fundadores do grupo Cientistas Engajados.
Orlando, Mariana e Walter conversaram sobre o programa dos Cientistas Engajados para São Paulo. Entre as propostas estão a criação de um Museu de História Natural, uma fundação de Amparo à Pesquisa da cidade e uma Universidade Municipal de São Paulo.
Segundo Mariana Moura, “já existe acervo nas universidades públicas que estão em São Paulo” para um Museu de História Natural. “Só precisa de um espaço e de recurso para terminar de montar o museu. Precisamos de apoio político para conseguir montar o museu”.
“Museu de História Natural não é só exposição didática das coleções, tanto biológicas quanto geológicas, etc, mas também é um centro de pesquisa nas áreas da evolução do nosso planeta e do nosso país”, explicou.
“A nossa proposta é um museu da biodiversidade e da sociodiversidade brasileira e mundial”.
O grupo Cientistas Engajados foi fundado em 2018 para defender a Ciência e as Universidades e colocar cientistas no parlamento. Naquele ano, lançou Walter Neves como candidato a deputado federal e Mariana para deputada estadual. Juntos, obtiveram 22,5 mil votos.
Walter Neves, que é bioantropólogo e professor da USP, foi o responsável pelos estudos sobre Luzia, o esqueleto humano mais antigo das Américas.
Mariana Moura é mestra e doutora em Energia pelo Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP) e coordenadora do curso de Relações Internacionais da ESAMC-SP.