
O deputado federal e ex-ministro do Esporte, Orlando Silva (PCdoB-SP), afirmou que “no momento em que o esporte mais precisa, com essa crise que atinge todo o país e paralisa as competições, o governo comete o erro gravíssimo de suspender o programa [Bolsa Atleta]”.

“Esporte é vida e é também o meio de vida de milhares de atletas. O cancelamento do edital do Bolsa Atleta em 2020 é um golpe na política pública do setor. Devemos resistir”, comentou o deputado no Twitter.
O corte “é uma medida de sabotagem ao esporte e aos atletas brasileiros. A cara de Bolsonaro, esse farsante”.
Segundo Orlando, o Bolsa Atleta “é um programa que é referência no mundo, que apoia atletas da escola até o nível olímpico e paralímpico”.
Orlando Silva encabeça um abaixo-assinado em defesa do programa. O documento argumenta que “o Bolsa Atleta é um dos maiores programas de patrocínio esportivo do mundo, política pública eficiente e consolidada, que se tornou referência no país e perpassa vários governos desde a sua criação”.

“O cancelamento do edital do Bolsa Atleta em 2020 mostra o descompromisso do governo com o esporte e os atletas brasileiros, além de significar um duro golpe que visa o desmonte das políticas públicas do setor”.
Durante a gestão de Orlando Silva no Ministério do Esporte (2006-2011), o programa Bolsa Atleta, criado em 2005, ganhou um grande impulso, ajudando atletas de alto rendimento.
Confira a íntegra do texto do abaixo-assinado:
Recebemos com preocupação o anúncio feito pelo governo federal sobre o cancelamento do edital do programa Bolsa Atleta no ano de 2020, um retrocesso que significará, na prática, o não pagamento de um ano de salários para atletas de alto rendimento de diversas modalidades esportivas.
O Bolsa Atleta, instituído pela lei 10.891/2004, é um dos maiores programas de patrocínio esportivo do mundo, política pública eficiente e consolidada, que se tornou referência no país e perpassa vários governos desde a sua criação, como um pilar fundamental da Política Nacional de Esporte.
O cancelamento do edital do Bolsa Atleta em 2020 mostra o descompromisso do governo com o esporte e os atletas brasileiros, além de significar um duro golpe que visa o desmonte das políticas públicas do setor.
Nós, abaixo-assinados, manifestamos nossa contrariedade e esperamos que o governo federal reveja a medida.
Fonte: PCdoB na Câmara