
Durante uma fala realizada no plenário da Câmara dos Deputados, o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) criticou as ações da Meta, empresa responsável pelo Instagram, que derrubou abruptamente as contas do Congresso Nacional Afro-Brasileiro (CNAB), entidade histórica do movimento negro do Brasil. Em sua fala no pleito, Orlando defendeu a entidade e denunciou a Meta e considerou a ação abusiva e arbitrária contra a entidade do movimento negro.
“No último dia 29, na sexta-feira passada, o Congresso Nacional Afro-Brasileiro (CNAB), uma entidade do movimento negro brasileiro, teve suas contas da meta do Instagram derrubadas. A entidade fez uma homenagem a Aleijadinho, um dos maiores e mais importantes artistas da história do Brasil. Um homem negro, filho de escravos, Aleijadinho, que em vida teve o impedimento de assinar suas próprias obras, que embelezam muitas igrejas e muitas praças nos estados de Minas Gerais”, disse.
“Mas causou uma estranheza que a meta derrubou a conta do CNAB sem qualquer justificativa, sinalizando que havia sido violado o termo de uso daquele aplicativo. Essa decisão arbitrária e abusiva da Meta, se soma a outras decisões abusivas. Jefferson Tenório, importantíssimo escritor brasileiro, nesse instante tem suas contas derrubadas pela Meta, também sem qualquer justificativa”, continuou Orlando.
“Eu quero me solidarizar com o Irapuã Ramos, com o Carlos Lopes, com o Marcos Kauê, com o Alfredo Oliveira, todos eles que constroem o Congresso Nacional Afro-Brasileiro e dizer que vamos tomar medidas, inclusive judiciais, para recuperar adequadamente a conta dessa entidade nas redes sociais. Não é possível que nós continuemos sendo submetidos ao arbítrio dessas plataformas digitais, que sem qualquer justificativa, cerceia a liberdade de expressão. No caso concreto, entidade importantíssima de combate ao racismo, e aqui eu homenageio o professor Eduardo Oliveira, inspirador dessa entidade, e que foi um homem que lutou a vida inteira pela democracia e pela liberdade de expressão. Ameaçada neste momento por essas multinacionais”, afirmou Orlando Silva.
A entidade em processo de construção de seu 5º Congresso Nacional criou uma nova conta na rede social e convida a todos que apóiem a sua causa.
“Seguimos firmes. Já criamos uma nova página e pedimos a todos que nos sigam por lá. Temos muito a construir juntos, inclusive um maravilhoso congresso. Em defesa do direito à livre manifestação do povo!”, conclui a nota.
Para seguir a nova conta do CNAB no Instagram clique no link abaixo:
https://www.instagram.com/cnab_oficial_?igsh=MXYxcTY2Z21ucXo0cA==