“Os EUA devem parar de abusar do uso da força”, adverte Pequim

Ministro de Relações Exteriores da China, Wang Yi. (Xinhua News)

“Os Estados Unidos devem parar de abusar do uso da força”, disse o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, em pronunciamento após o ataque dos EUA que matou o general iraniano Soleimani. Yi instou ainda Washington para que resolva os problemas através do diálogo.

“Os arriscados movimentos militares dos Estados Unidos estão violando a lei internacional e piorando a situação no Oriente Médio”, disse o chanceler chinês Wang Yi em uma conversa por telefone com seu colega iraniano, Mohamad Javad Zarif.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, classificou os ataques dos EUA como “ato de terrorismo internacional” e alertou que essa ação “extremamente perigosa” terá consequências para os Estados Unidos.

O ministro de Relações Exteriores chinês, acrescentou que a China desempenhará um papel construtivo na manutenção da paz e segurança no Golfo Pérsico.

O general iraniano Qassem Soleimani morreu na noite de 2 de janeiro, quando vários veículos que levavam as forças armadas iranianas e outros comandantes de alto escalão da milícia Kataib Hezbollah estavam saindo do aeroporto de Bagdá. O ataque foi realizado a mando de Trump.

O presidente do Irã, Hassan Rohani, prometeu que Teerã e outras nações da região “vingarão o martírio de Soleimani”. O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, também afirmou que os “criminosos” que mataram o grande general devem aguardar uma forte vingança.

Depois de anunciar três dias de luto nacional pela morte de Soleimani, Khamenei nomeou o brigadeiro-general Esmail Ghaani como o novo comandante da Força Quds da Guarda Revolucionária do Irã.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *