Faleceu nesta madrugada o companheiro Oswaldo Lourenço. Dirigente sindical e revolucionário, durante toda a sua vida não deu trégua aos inimigos do povo e da classe operária. Dirigente da ALN, ao lado de Marighella, esteve na luta armada contra a ditadura. Também dirigente do PPL, participava até os dias atuais da luta pela independência e soberania nacional. Membro destacado da direção da CGTB, dirigiu com firmeza a luta do povo e dos aposentados.
Perdemos um grande homem – e, particularmente, a Hora do Povo perdeu um grande amigo. Daqueles seres humanos que sempre fazem a gente ter vontade de dizer: era um leão na luta por seu povo e por sua Nação.
No entanto, sua grandeza, isto é, a sua profunda humanidade, faz com que qualquer metáfora animal (um leão…) seja inadequada. Ele era muito mais que isso. Era um ser humano até onde se pode ser humano.
Há poucos anos, publicamos uma matéria especial com ele (“Oswaldo Lourenço: o indomável combatente do povo brasileiro“).
Talvez o melhor seja repetir a frase com que começamos aquela matéria: “Há homens, como diz o poeta, imprescindíveis”.
E imprescindíveis porque, quando partem, deixam conosco o que de melhor a espécie humana pode gerar.
Dirigentes sindicais, amigos e familiares manifestaram seu pesar pela partida de Oswaldo Lourenço. Ubiraci Dantas, presidente da CGTB destacou que Oswaldo Lourenço foi um dos maiores dirigentes sindicais do nosso país. “Dedicou toda a sua vida à luta dos trabalhadores. Ele é e será um exemplo para todos nós”. Carlos Alberto Pereira, secretário da central, afirmou que Osvaldo “foi um líder dos maiores e ensinou muito com seu exemplo de combatividade”.
Rosanita Campos, vice-presidente do PPL, afirmou que “todos nós vamos ficar com a memória de sua luta”. A ex-vereadora Lídia Correa, também fez questão de lembrar que Oswaldo Lourenço “foi um guerreiro do povo brasileiro”. Maria Pimentel, Paulo Saboia, Lindolfo Santos e demais dirigentes da CGTB também homenagearam o “seu Oswaldo”, como ele era conhecido entre os sindicalistas.
João Goulart Filho, pré-candidato a presidente pelo PPL, manifestou seu pesar pela perda do sindicalista e dirigente político. “Ele foi um grande dirigente sindical e dos aposentados. Esteve na luta por todo um período histórico em nosso país. É um belo exemplo de vida para a nossa juventude. Foi do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT), que lutou ao lado de Jango por um Brasil melhor para os trabalhadores e o seu povo. Me solidarizo, neste momento, com os amigos e familiares do companheiro Oswaldo Lourenço”, disse João Goulart.
O corpo de Oswaldo Lourenço será cremado nesta quinta-feira às 14 horas no crematório de Vila Alpina.