
A Justiça do Rio de Janeiro acatou o pedido da Prefeitura da capital fluminense e deu prazo de 24 horas para a Light regularizar o fornecimento de energia em sua área de concessão no estado. A decisão acontece após os repetidos apagões na Ilha do Governador que causou revolta do prefeito Eduardo Paes.
O juiz estabelece uma multa diária de R$ 50 mil para que “de maneira que não mais ocorram interrupções de energia elétrica”.
Titular da 2ª Vara Empresarial da Comarca da Capital, o juiz Marcelo Mondego de Carvalho Lima exigiu especial atenção para a Ilha do Governador, inclusive com a instalação de geradores “suficientes para a carga de consumo da região”.
Após a Ilha do Governador (RJ) amanhecer mais uma vez com um completo apagão, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, demonstrou seu descontentamento com o descaso da operadora de energia elétrica Light.
“Hoje mais uma vez a Ilha do Governador sofre com um apagão completo! Até diálogo tem limite. Determinei a procuradoria do município que entre com medida judicial contra a light para garantir o fornecimento de energia na cidade do Rio”, declarou em publicação em seu perfil no X.
De acordo com a Defensoria Pública do Estado, moradores do bairro na zona norte do Rio “se encontram em situação de vulnerabilidade social e técnica, pelo menos desde o dia 12 de janeiro de 2024”, e “há dias vêm convivendo com interrupções e falta de prestação regular do serviço na região”, com desabastecimento diário por mais de seis horas.
O magistrado também mandou a Light promover a necessária manutenção ou modernização da rede de abastecimento e apresentar um plano de ação para eventuais paradas programadas.
“(As paradas) não podem ser em dias consecutivos, (e o plano deve ter) cronograma completo das datas previstas, garantindo-se o acesso a informação adequada pelos mais diversos meios de comunicação e ciência prévia de todos os consumidores afetados, com antecedência de pelo menos 72 horas”, escreve o juiz.
Desde o dia 11 de janeiro, os moradores da Ilha convivem quase que diariamente com falta de energia elétrica pelos bairros.
Na manhã de segunda-feira (29), moradores da Ilha do Governador tiveram um novo episódio de falta de energia elétrica. O apagão começou por volta das 2 horas da madrugada e só voltou a ter a energia reestabelecida após as 11 horas da manhã.
Moradores relataram falta de luz em diversos bairros como Freguesia, Bancários, Cocotá, Tauá, Cacuia, Zumbi, Ribeira e Jardim Carioca. Informações apontam que o problema dessa foi ocasionado por um disjuntor na subestação próxima à Praia da Rosa, no Tauá.