A direção do Centro Educacional 1 da Estrutural, no Distrito Federal, decidiu refazer um painel com o rosto do ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela – símbolo da luta pela igualdade racial – e uma frase sua, sobre a importância da educação, que haviam sido apagados. A obra ficava no pátio interno de uma das escolas do DF que terá educação militar em 2019.
Com a repercussão negativa da medida, que foi considerada arbitrária e obscurantista, ninguém assumiu a autoria da ordem para apagar a pintura. A direção da escola alegou que tinha sido a Polícia Militar, mas a PM, em nota, negou participação na decisão.
Os estudantes e a comunidade não ficaram satisfeitos com a retirada do painel e cobraram a sua recolocação.
O governo do Distrito Federal (GDF), através da Secretaria de Educação, reafirmou que o desenho servirá de inspiração para os estudantes da escola. Além disso, também ressalta que Nelson Mandela é uma das maiores inspirações para os direitos humanos em todo o mundo, sendo um exemplo e um paradigma a ser seguido.
O muro voltou a estampar a famosa frase do político sul-africano. “Educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. O trabalho foi concluído na quinta-feira (14). Os artistas voluntários do Paranoá, que haviam feito o primeiro grafitte, foram chamados para refazer a pintura. Eles acrescentaram os rostos da poetisa brasileira Cora Coralina e do educador Paulo Freire.
A diretora da escola, Estela Accioly, afirma, agora, que tanto a decisão para apagar a imagem anterior, como a de refazer o mural, vieram da atual gestão compartilhada com a Polícia Militar. “Colocamos em um muro mais bem posicionado, no pátio interno da escola”, explica. “São mudanças que representam as transformações que a escola está tendo.”
Além dos desenhos, o muro da escola ganhou uma outra frase atribuída ao filósofo e matemático grego Pitágoras. “Educai as crianças e não será preciso castigar os homens”. A escolha, segundo a diretora, foi uma “sugestão compartilhada” e faz referência ao “bom senso e ao que a escola busca”, diz.
“Seguimos a decisão de pintar o muro para comunidade perceber que a escola agora é um colégio da PM”. “A frase [de Pitágoras] representa a educação, as crianças e a disciplina”, disse ela.