Pane da terceirizada Aerodata atrasa 1800 voos nos EUA

Só a Southwest Airlines - uma das seis empresas afetadas - relatou 400 voos atrasados nos EUA. (Mike Blake/Reuters)

Quase 1800 voos domésticos e internacionais foram afetados na manhã de segunda-feira (1º) pela pane que afetou decolagens de companhias aéreas no leste dos EUA, como a Delta, Southwest, American Airlines, United, JetBlue e Alaska Air.

Nova Iorque, Chicago, Boston, Miami, Atlanta e Detroit foram os aeroportos atingidos pela falha de computadores, originada no serviço da Aerodata, terceirizada que gerencia dados de planejamento de vôo de várias operadoras aéreas através de um software.

Aviões que estavam taxiando foram forçados a retornar aos portões. Conforme Dan Landson, da Southwest Airlines, os voos da companhia ficaram retidos em terra por cerca de 40 minutos.

Nas redes sociais, viajantes surpreendidos pela pane buscavam informações e houve até quem perguntasse se não seria um hackeamento de “1º de Abril”, o “Dia dos Tolos”.

A Delta confirmou à agência Associated Press que alguns de seus voos foram prejudicados e atribuiu o problema a falha em um sistema terceirizado de software que fornece  informações sobre peso e balanceamento, utilizadas para definição de planos de voo e cálculo de combustível.

A CNN anunciou que o problema técnico havia sido contornado por volta das 9h30 (horário de Brasília), conforme mensagem da Agência Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês),

“O serviço voltou a funcionar minutos atrás e os atrasos devem ser mínimos”, assinalou o porta-voz Greg Martin. A FAA aconselhou os viajantes a procurarem orientação diretamente com as empresas aéreas e reiterou que “não cancela voos”.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *