
Novo Papa insiste que para os palestinos “seja prestado socorro humanitário à população exausta”
“Dói-me profundamente o que acontece na Faixa de Gaza. Cesse imediatamente o fogo!”, proclamou o papa Leão XiV logo após a oração matinal deste domingo (11).
Ao falar para 100 mil pessoas reunidas na Praça São Pedro, o novo Papa acrescentou que “seja prestado socorro humanitário à população civil exausta e que todos os reféns sejam libertos”.
Em seu chamado, execrou os horrores da Segunda Guerra e pediu um compromisso renovado dos líderes mundiais em favor da paz:
“A imensa tragédia da Segunda Guerra Mundial terminou há 80 anos, depois de causar 60 milhões de vítimas. No atual cenário dramático de uma terceira guerra mundial em pedaços, como tantas vezes afirmou o Papa Francisco, também eu me dirijo aos poderosos do mundo, repetindo o apelo sempre atual: ‘Nunca mais a guerra!’”
Em contraste com as regiões ainda em conflito, Leao XIV manifestou esperança diante de recentes avanços diplomáticos no sul da Ásia: “Recebi com satisfação o anúncio do cessar-fogo entre Índia e Paquistão e espero que, por meio das próximas negociações, se possa em breve chegar a um acordo duradouro”.
Em referência ao Dia das Mães, o Papa concluiu fazendo uma referência especial à mãe de Jesus: “Quantos outros conflitos existem no mundo! Confio à Rainha da Paz este apelo comovido, para que seja Ela a apresentá-lo ao Senhor Jesus, a fim de obtermos o milagre da paz”.
“Envio uma saudação carinhosa a todas as mães, com uma oração por elas e por aquelas que já estão no Céu. Feliz Dia das Mães!”.