Papa Leão XIV pede fim ao bloqueio de Israel a Gaza

Papa Leão XIV junta-se ao apoio mundial pela criação do Estado da Palestina, ao encontrar Abbas (AFP)

Em recepção ao presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmud Abbas, papa pediu “assistência à população de Gaza” e reafirmou apoio do Vaticano ao Estado da Palestina dentro da Solução dos Dois Estados

O papa Leão XIV pediu o fim ao bloqueio que Israel segue mantendo sobre a população da Faixa de Gaza, ao encontrar-se com o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmud Abbas, no Palácio Apostólico do Vaticano, na quinta-feira (6/11),  em reunião marcada pela reafirmação da necessidade de uma Solução de Dois Estados, com a criação do Estado da Palestina, uma vez que o de Israel já existe desde 1948.

“Durante o encontro cordial, foi destacada a necessidade urgente de prestar assistência à população civil em Gaza e de pôr fim ao conflito, buscando a perspectiva de uma Solução de Dois Estados”, aponta o comunicado do Vaticano em uma nota concisa, acrescentando que a audiência ocorreu por ocasião do décimo aniversário do Acordo Global entre a Santa Sé e o Estado da Palestina.

A Santa Sé reconheceu oficialmente o Estado da Palestina em 2015 por meio de um acordo bilateral e sempre apoiou a solução de “Dois Estados” para conseguir a paz, reconhecendo Jerusalém com um estatuto especial para garantir a liberdade religiosa.

A reunião ocorreu no palácio apostólico e simbolizou um gesto diplomático importante, num momento em que a ONU continua a pedir que Israel abra as passagens fronteiriças para permitir a entrada de água e alimentos no território devastado pelo conflito.

ABBAS VISITOU O TÚMULO DO PAPA FRANCISCO

Na tarde de quarta-feira, após sua chegada a Roma, o presidente palestino visitou a Basílica de Santa Maria Maior para um momento de reflexão diante do túmulo do papa Francisco. “Vim ver o papa Francisco porque não posso esquecer o que fez pela Palestina e pelo povo palestino, e não posso esquecer que reconheceu a Palestina sem que ninguém lhe pedisse”, declarou Abbas aos jornalistas que o esperavam.

O líder da ANP também recordou os telefonemas de Francisco às famílias palestinas afetadas, incluindo os membros da Igreja da Sagrada Família na Faixa de Gaza.

Foi o primeiro encontro presencial entre os dois desde o conclave que elegeu o pontífice, em maio. Abbas já havia tido uma conversa telefônica com Leão XIV em 21 de julho, na qual se falou da evolução do conflito em Gaza e o pontífice reiterou seu apelo ao pleno respeito do direito internacional humanitário, enfatizando a obrigação de proteger os civis e os locais sagrados, bem como a proibição do uso indiscriminado da força e do deslocamento forçado de populações.

O presidente palestino chegou a Roma na quarta-feira (5), em uma visita oficial de três dias na qual terá também reuniões com o chefe de Estado italiano, Sergio Mattarella, e a primeira-ministra, Giorgia Meloni.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *