O governo de Michel Temer sofreu uma enxurrada de críticas de artista pelas redes sociais nesta semana, por conta da Portaria do ministro do Trabalho do governo Temer, Ronaldo Nogueira, que desfigura totalmente as normas que protegem trabalhadores de condições degradantes e análogas à escravidão, para safar ruralistas e empresários que utilizam esta prática.
Cantores como Caetano Veloso, Diogo Nogueira e Nelson Sargento compartilharam uma imagem do movimento 342 Artes, que diz que “Temer passou dos limites para se manter no poder e fugir de mais uma denúncia, vai autorizar a volta do trabalho escravo no país”. Esta postagem do 342 Artes também foi divulgada nos perfis do Instagram das atrizes Alinne Moraes, Alessandra Negrini, Fernanda Nobre, Rafaela Mandelli e Dani Barros. As apresentadoras Luiza Micheletti e Marina Person fizeram coro à crítica.
Outras publicações que espalharam entre os críticos da Portaria nas redes sociais traziam diversas imagens que faziam alusão ao sofrimento de trabalhares vítimas deste crime.