O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, afirmou que “a volta do Lula abre um espaço para o Ciro [Gomes]” porque possíveis candidatos como Luciano Huck e Sérgio Moro tendem a desaparecer.
“A volta do Lula abre um espaço para o Ciro, pois o ódio que vai se nutrir na campanha entre Lula e Bolsonaro elimina de cara dois candidatos: Luciano Huck e Sérgio Moro”, disse em entrevista à revista Carta Capital.
“O campo do Ciro vai crescer e a gente [vai] conseguir fazer uma aliança de centro esquerda, ele pode conseguir furar essa polarização e ser a grande alternativa para o Brasil”, avaliou Lupi.
O ex-presidente Lula recuperou, por enquanto, seus direitos políticos depois que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, anulou suas condenações por não considerar a Justiça do Paraná, que tinha condenado Lula em dois processos, o “juiz natural” dos casos.
Em 2018, Ciro Gomes foi candidato à Presidência pelo PDT, apoiado apenas pelo Avante. O PSB, partido próximo do PDT, não apoiou nenhum candidato depois de negociação com Lula para receber o apoio do PT em alguns Estados.