“Os partidos políticos deveriam acionar a Justiça para que o presidente se explique”, disse o presidente da Câmara repudiando a fala de Bolsonaro, que ameaçou “ter problema pior que os Estados Unidos” se não houver voto impresso em 2022
O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), condenou a fala de Bolsonaro que avalizou o assalto das hordas trumpistas contra o Congresso dos EUA e, macaqueando Trump, disse que “houve fraude na eleição americana”.
Bolsonaro também declarou, sem nenhuma prova, que a sua eleição em 2018 “foi fraudada”. “Eu tenho indício de fraude na minha eleição. Era pra ter ganho no primeiro turno”, disse, ameaçando que, “se nós não tivermos o voto impresso em 22, uma maneira de auditar o voto, nós vamos ter problema pior que os Estados Unidos”.
“A frase do presidente Bolsonaro é um ataque direto e gravíssimo ao TSE e seus juízes. Os partidos políticos deveriam acionar a Justiça para que o presidente se explique. Bolsonaro consegue superar os delírios e os devaneios de Trump”, escreveu no Twitter Rodrigo Maia.
Na quarta-feira (6), Maia já havia repudiado o ataque ao Capitólio incitado por Donald Trump, derrotado na eleição presidencial norte-americana por Joe Biden.
“A invasão do Congresso norte-americano por extremistas representa um ato de desespero de uma corrente antidemocrática que perdeu as eleições. Fica cada vez mais claro que o único caminho é a democracia, com diálogo e respeitando a Constituição”, afirmou Maia.
Ainda pelas redes sociais, o presidente da Câmara lamentou o número de mortes por Covid-19 no país, que atingiu mais de 200 mil pessoas, e comemorou o anúncio, na quinta-feira (7), da eficácia da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituo Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac, da China.
“DUZENTAS MIL MORTES de brasileiros pela COVID-19. Não são apenas números, são famílias que perderam seus entes queridos, presto aqui minha solidariedade. Nesta mesma data, um sopro de esperança veio de SP por meio da CoronaVac”, assinalou.
“Vitória da Ciência com C maiúsculo. Dia triste para os negacionistas. A vacina é o nosso passaporte para retomar a vida normal, salvar vidas e fazer a economia voltar a crescer”, declarou Maia.
“Que a vacina e uma condução seria e responsável, como o governador @jdoriajr vem fazendo, evitem a morte de mais brasileiros”, concluiu.
Relacionada: