O presidente do PSD, ex-prefeito Gilberto Kassab, usou seu perfil pessoal nas redes sociais para cumprimentar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela vitória no segundo turno da eleição para a Presidência da República.
“Encerradas as eleições, além de cumprimentar o presidente @LulaOficial pela vitória, espero que a sua disposição de unir o Brasil, manifestada no seu discurso de vitória, seja bem sucedida”, escreveu no Twitter.
“Tenho confiança e torço para que possamos ter um grande governo, pelo desenvolvimento do Brasil e em defesa da qualidade de vida da nossa gente, especialmente dos mais necessitados. Parabéns, presidente Lula”, acrescentou Kassab.
O político, que foi ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações na gestão de Michel Temer (MDB), avaliou que o novo governo “será uma gestão para conciliar o Brasil”.
“Lula terá no PT e em tantos aliados quadros experimentados para compor um governo conciliador. Saiu deste 2° turno como o presidente mais votado da história e, ao mesmo tempo, com a menor diferença para o 2° colocado, o presidente Bolsonaro. Será uma gestão para conciliar o Brasil, em que vencedores e vencidos atuem, cada um em seu papel, em defesa dos interesses dos brasileiros”, afirmou.
O PSD optou por manter a neutralidade no 2° turno. O partido liberou seus filiados para aderirem tanto à campanha de Lula como à de Jair Bolsonaro (PL).
O primeiro político a cumprimentar Lula pela vitória foi o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL). Segundo Lira, a vontade das urnas “jamais deverá ser contestada”.
“O Brasil deu mais uma demonstração da vitalidade da sua democracia, da força das suas instituições e de nosso povo. A vontade da maioria manifestada nas urnas jamais deverá ser contestada e seguiremos em frente na construção de um País soberano, justo e com menos desigualdades”, disse Lira a jornalistas.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, cumprimentou Lula através das redes sociais. “O Brasil deu mais um exemplo de eleições limpas e com ampla participação popular”, escreveu. Ele desejou sucesso ao presidente eleito, “que tem a importante missão de unir o país”.