“A ‘nova’ política de Bolsonaro cheira a naftalina”, observou o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP)
Parentes de Jair Bolsonaro utilizaram um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB) para viajarem até a festa de casamento de Eduardo Bolsonaro, que foi realizada em maio.
Um dos sobrinhos de Bolsonaro, Osvaldo Bolsonaro Campos, gravou com seu celular um vídeo que mostra os familiares com roupa de festa e todo o trajeto, que durou 14 minutos, e o publicou em suas redes sociais.
No começo do vídeo, Osvaldo diz: “Estamos bonitos? Vamos passear de helicóptero”. O modelo utilizado foi o H-36 Caracal com camuflagem.
No vídeo gravado por Osvaldo aparecem irmãs de Bolsonaro e o deputado federal Hélio Lopes (PSL-RJ), que é conhecido como Hélio Negão. Pode ser visto, também, um H-36 Caracal branco, que é utilizado pelo presidente da República.
Quando o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) foi questionado por jornalistas sobre o motivo do uso do helicóptero no transporte de familiares de Jair Bolsonaro, Osvaldo apagou o vídeo.
O GSI alegou que foi por “motivos de segurança”. O trecho percorrido foi entre o aeroporto de Jacarepaguá e o Santos Dumont, ambos no Rio de Janeiro, e duraria cerca de 35 minutos de carro.
O Gabinete citou, ainda em sua resposta, a lei 13.844, de junho de 2019, ou seja, feita depois do casamento, que diz: “Entende-se por viagem presidencial em território nacional os deslocamentos, para diferentes localidades no País, do Presidente ou do Vice-Presidente da República e respectivas comitivas”.
A lei diz ainda que “os casos omissos deverão ser submetidos à apreciação do Chefe do Gabinete de Segurança Institucional” – ou seja, ao sr. Augusto Heleno.
“A família foi de helicóptero para a festa de casamento do 03 usando o meu, o seu, o nosso dinheiro. Vamos pedir, na Justiça, ressarcimento aos cofres públicos, através de uma ação popular, do uso indevido do helicóptero da FAB para transportar parentes de Bolsonaro ao casamento do filho 03”, declarou o senador Randolfe Rodrigues.
Como no passado a nova política também no presente é comandada e representada novos e velhos velhacos ou seja nada mudou só piorou.