
Passageiros da Linha 8-Diamante, da concessionária privatizada ViaMobilidade, tiveram que desembarcar dos vagões nesta quinta-feira (7) antes do destino final por conta da falta de ar-condicionado nos trens. O calor excessivo provocou mal-estar. Além disso, os trens operam com velocidade reduzida.
“A gente fica morrendo lá dentro. Desci porque não aguentei”, disse uma passageira da linha em entrevista ao SPTV, da TV Globo.
A linha é administrada pela iniciativa privada desde janeiro de 2022. De lá pra cá, amarga uma série de problemas. Por conta das inúmeras falhas, a concessionária assinou um acordo com o MP para não ser processada, e se comprometeu a investir quase R$ 800 milhões em melhorias.
Em novembro, com as altas no calor, as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda circularam sem ar condicionado em temperaturas que chegaram a 37,7ºC. Alguns trens antigos, que eram da CPTM, circulavam com as janelas abertas, enquanto os trens mais novos com as janelas fechadas que se transformaram em verdadeiras estufas.
O calor foi mais intenso dentro dos trens acrescido a velocidade reduzida dos trens, que já é algo normal no dia-a-dia da ViaMobilidade.
Em nota, a Concessionária confirmou que quase a metade dos aparelhos de ar-condicionado dos trens apresenta defeito, mas que o conserto depende de peças que precisam ser trocadas.
A empresa disse que a encomenda já foi feita, mas só deve receber no ano que vem. A conclusão da manutenção está prevista para o mês de abril de 2024, ou seja, quando o verão já tiver acabado.