Gennady Zyuganov, presidente do Comitê Central do Partido Comunista da Federação Russa, destaca que a tomada das medidas se tornou urgente diante de uma situação na qual a Rússia novamente se encontra em um acirrado ponto de virada em sua história. Condições especiais abrem novas oportunidades e perspectivas
Segue o documento de Zyuganov:
Como usar as perspectivas e oportunidades que se abrem agora?
Responder a essa pergunta significa propor caminhos para resolver os problemas sociais e econômicos mais agudos do nosso país. O Partido Comunista da Federação Russa os oferece à sociedade em seu programa.
Convocamos os comunistas para que discutam cuidadosamente as “Vinte Medidas Urgentes para a Transformação da Rússia” nas reuniões partidárias e providenciem ações concretas para sua divulgação.
O aprofundamento da crise global e a situação em torno da Ucrânia marcam uma nova etapa em nossa história. O Ocidente, liderado pelos Estados Unidos, representa um desafio cruel para a multinacional Rússia. De fato, uma “guerra híbrida” em grande escala foi lançada contra nosso Estado e todo o mundo russo. Tudo isso requer uma resposta ponderada, enérgica e dura. Devemos cuidar do nosso futuro, completamente livre de ditames estrangeiros, da falta de direitos e da pobreza. Temos que proteger a nós mesmos e nossos amigos de forma confiável de agressões estrangeiras, do nazismo e dos banderistas.
Chegou a hora da implementação de um programa patriótico de esquerda para mudar as raízes dos fundamentos da vida na Rússia. Qualquer tentativa de manter um sistema viciado de gestão econômica leva ao desastre. É hora de acabar com o domínio do capital financeiro e oligárquico e acelerar o desenvolvimento da produção real e da esfera social. Chega de contos de fadas sobre os “milagres do mercado”, “livre comércio”, “metas de inflação” e outros dogmas dos fundamentalistas liberais. O Partido Comunista da Federação Russa luta pela industrialização do século XXI. Pelo desenvolvimento acelerado da ciência, educação, saúde e cultura. Somente com base neles a Rússia defenderá sua independência, alimentará sua segurança e garantirá seu futuro digno.
O objetivo direto das sanções da OTAN é estrangular nosso país. E nos círculos dominantes da Rússia há muitos que estão com pressa para compensar as perdas não dos cidadãos, mas dos oligarcas e especuladores.
O Partido Comunista defende abordagens fundamentalmente diferentes. Insistimos no apoio abrangente para a indústria e a agricultura, as indústrias aeronáuticas e automotivas, as mais atuais indústrias e desenvolvimentos, saúde e educação.
Chegou a hora de retirar os colaboracionistas da direção econômica da Rússia. É hora de guiar o enorme navio de nosso país em um curso de justiça e humanismo. O rumo da construção socialista!
VINTE MEDIDAS URGENTES
1. Nacionalizar os setores-chave da economia e o sistema bancário. O primeiro passo é a conversão dos ativos de empresas estrangeiras que deixaram a Rússia em propriedade estatal. Os locais de produção e cadeias de varejo dos “fugitivos”, seus centros técnicos e logísticos, indústrias de alimentação e serviços devem trabalhar no interesse do povo. É necessário usar os investimentos públicos para reiniciar a produção abandonada, restaurar as cadeias econômicas quebradas, combater o desemprego e a pobreza. Estabelecer um monopólio estatal na produção e venda de produtos que contenham álcool e tabaco. Dobrar o orçamento da Federação Russa, transformando-o em orçamento de desenvolvimento.
2. Restaurar o planejamento estatal. Criar um Comitê Governamental especial para este fim. Confiar a ele a coordenação das atividades econômicas nos níveis nacional, setorial e intersetorial. As prioridades do novo Comitê Governamental de Planejamento são determinar a retomada do trabalho pleno das indústrias aeronáutica, de máquinas e equipamentos, automotiva, de energia e metalúrgica. Garantir o avanço na alta tecnologia, no controle de tarifas e preços, no crescimento acelerado na produção de bens e serviços. Reorganizar as sociedades anônimas “problemáticas” em empresas estatais unitárias. Trazer ordem ao trabalho das corporações estatais.
3. Garantir a segurança alimentar da Rússia. Atenção especial ao complexo agroindustrial. Fornecer aos produtores do campo a técnica e o combustível necessários, sementes e fertilizantes. Criar um sistema de apoio às empresas agrícolas através dos mecanismos de empréstimos baratos, subsídios diretos e dotações. Apoiar a restauração da construção de máquinas agrícolas. Cancelar o pagamento do imposto predial sobre o valor cadastral. Superar a escassez de pessoal no campo. Realizar um programa em grande escala de desenvolvimento do meio rural, através do programa das segundas terras virgens, para assegurar a introdução em grande escala das terras abandonadas na rotação de culturas.
4. Livrar-se da arbitrariedade dos especuladores. Criar uma rede estatal de comércio de alimentos e bens de consumo de massa. Vende-los pelo menor preço de custo. Para os cidadãos que estão em situação de vida difícil, dar a oportunidade de fazer compras através de um empréstimo sem juros e com a ajuda de cartões sociais.
5. Transferir empresas farmacêuticas para o controle do Ministério da Saúde da Rússia. Organizar seu trabalho em estrita conformidade com os programas e aplicações do estado. Eliminar gradualmente a dependência do nosso país de medicamentos importados e seus componentes.
6. Aumentar drasticamente os investimentos no desenvolvimento da economia. Para isso, utilizar os fundos do Orçamento do Estado e do Fundo Nacional de Previdência, bem como o mecanismo de emissão de dinheiro com a alocação direcionada de fundos para indústrias promissoras. Introduzir crédito sem juros para empresas.
7. Estabelecer controle estatal sobre as exportações e importações com o objetivo de desenvolver a produção. A exportação de hidrocarbonetos deve ser combinada com a redução dos preços do gás e derivados de petróleo dentro do país. Desenvolvimento acelerado do refino de petróleo. Limitar a exportação de madeira para o exterior e apoiar a marcenaria.
8. Aumentar a competitividade dos produtos nacionais. Abolir o imposto sobre o valor agregado no setor manufatureiro. Substituí-lo por um imposto sobre o volume de negócios. “Reparar” profundamente todo o sistema tributário. Libertar os pobres do imposto de renda, aumentar a carga tributária sobre a oligarquia.
9. Determinar como principal tarefa do Banco Central a promoção do crescimento econômico. Reforçar a responsabilidade do Banco Central pela taxa de câmbio do rublo e pela estabilidade da moeda nacional. Expandir persistentemente o uso do rublo nas transações com países estrangeiros. Restaurar bancos estaduais especializados no apoio à indústria, construção e alta tecnologia. Destinar todos os bancos estatais às tarefas de desenvolvimento econômico e social do país. Reduzir o número de bancos comerciais.
10. Proteger com segurança os trabalhadores do desemprego. É urgente formar um programa estatal de apoio ao emprego que atenda aos desafios atuais. Ele deve contribuir efetivamente para a preservação dos postos de trabalho e para a criação ativa de novos.
11. Parar a saída de capital da Rússia. Garantir a descentralização da economia. Parar a saída de capital e garantir seu retorno. Com a ajuda de grandes investimentos governamentais superar o subfinanciamento crônico do setor real da economia.
12. Reconhecer a adesão à Organização Mundial do Comércio como um erro grosseiro. Realizar a saída da OMC, sendo que a presença nela enfraqueceu a Rússia diante da bárbara política de sanções do Ocidente. Fazer um exame de todos os acordos bilaterais e multilaterais da Rússia, revisar os desfavoráveis e desatualizados.
13. Dar atenção prioritária ao apoio e desenvolvimento das regiões. Realizar uma auditoria governamental profunda do seu potencial econômico. Por meio do trabalho da Comissão Estadual de Planejamento, restabelecer e atualizar as cadeias tecnológicas. Formular claramente abordagens para a distribuição da população em todo o território da Rússia. Prestar a mais séria atenção ao desenvolvimento das regiões do Extremo Oriente e do Norte.
14. Apoiar a ciência russa de todas as maneiras possíveis. Devolver à Academia de Ciências o seu status e base experimental. Acelerar resolutamente o desenvolvimento e a implementação de conquistas científicas e tecnológicas. Utilizar o princípio do setor de formação de novas instituições científicas e laboratórios. Até o final de 2023, triplicar os gastos do governo em pesquisa e trabalho de desenvolvimento.
15. Apoiar as empresas populares como locomotiva comprovada e mais eficaz para o crescimento econômico e a proteção social dos trabalhadores. Criar condições para a plena divulgação e realização do seu potencial. Suprimir rigorosamente a pressão administrativa e invasora sobre os coletivos de empresas populares e seus líderes.
16. Cancelar imediatamente o aumento da idade de aposentadoria. Esta decisão do governo e do Rússia Unida não tem nenhuma base. É necessário retornar a idade anterior de aposentadoria: 55 anos para mulheres, 60 anos para homens. Abolir a medicina do seguro, restaurar o sistema de saúde pública
17. Dobrar o salário mínimo e o salário vitalício. Isso evitará uma maior mortalidade no país. Ainda hoje, o salário não pode ser inferior a 25 mil rublos (1350 reais). Devolver uma tabela tarifária única para os trabalhadores médicos e pedagógicos. Pagar pelo trabalho de professores e médicos do orçamento federal. Eliminar de uma vez por todas o financiamento per capita para organizações educacionais.
18. Construir massivamente habitações sociais para cidadãos russos e deslocados internos do Donbass e da Ucrânia. Ver o direito à moradia como garantia do direito à vida. Mudar para investimentos estatais em grande escala na construção de moradias e serviços públicos. Congelar as tarifas de habitação e serviços comunitários, abolir taxas para grandes reparos e necessidades gerais da casa. A conta de luz não pode ultrapassar 10% da renda familiar.
19. Garantir o apoio à língua e à cultura russa dos povos que compunham a grande União Soviética. Proibir a propaganda de russofobia e anti-sovietismo. Limpe a escola da educação dos vesibulares e dos livros didáticos de Soros. Prestar especial cuidado aos museus e teatros, galerias de arte e sociedades filarmónicas, arquivos e bibliotecas, casas de cultura e grupos criativos. Apoiar o turismo doméstico, que ajuda os jovens a conhecer a rica história e natureza da nossa Pátria.
20. Fortalecer a União da Rússia e Bielorrússia e os laços no espaço da Comunidade dos Estados Independentes, CEI. Formar ativamente um espaço econômico e cultural comum com as Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk. Contribuir para o fortalecimento da cooperação entre os países membros dos BRICS, SCO ( Organização para Cooperação de Xangai) , CSTO (Organização do Tratado de Segurança Coletiva). Proteger resolutamente os compatriotas no exterior. Abrir bem as portas para seu retorno à sua terra natal.
Nosso país tem tudo para entrar no curso do desenvolvimento, para uma trajetória fundamentalmente nova de movimento para frente. A libertação do poder do capital global, dos compradores e especuladores financeiros do Ocidente nos permitirá resistir a qualquer ditame e pressão de fora.
A solução desta tarefa histórica só é possível sob a condição de uma profunda educação patriótica. É categoricamente incompatível com a calúnia sobre a nossa história, com manifestações vis de russofobia e anti-sovietismo. Isto é especialmente importante para a formação da consciência dos jovens. Devemos lembrar a verdade: é impossível vencer se a juventude não tiver valores morais e patrióticos em suas cabeças, mas “cashback” e “curtidas”. É necessário acabar com as tentativas destrutivas da “quinta coluna” pró-ocidental, que se alimenta do ódio ao nosso país, de influenciar o humor da sociedade, a visão de mundo dos jovens.
É hora de embarcar com confiança no caminho do desenvolvimento verdadeiramente soberano e colocar o trabalhador no centro da política do Estado. Chegou a hora de apoiar-se firmemente na grande experiência da pátria soviética, de perceber a essência dos êxitos da China popular e de olhar atentamente para o futuro. As abordagens programáticas do Partido Comunista da Federação Russa estabelecem diretrizes precisas para o movimento da Rússia em direção a um futuro melhor, ao poder do povo, à transformação socialista de nosso Estado.
Excelente. Propostas viáveis. A participação dos BRICS tem papel fundamental uma vez que suas economias se completam e deixa de lado outros atores econômicos que apenas se enriquecem às custas do povo.