PCdoB apoia decisão do STF e defende prisão de Bacellar

Governador Cláudio Castro e Rodrigo Bacellar (Foto: Divulgação - Gov RJ)

Presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, era ligado a Cláudio Castro

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB-RJ) defendeu em nota a manutenção da prisão do presidente da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Rodrigo Bacellar (União-RJ), acusado de vazar informações para beneficiar a facção Comando Vermelho.

“O PCdoB-RJ reitera seu apoio às ações de real combate ao crime organizado que visam proteger a população do Rio de Janeiro e defender o estado democrático de direito e suas instituições”, destaca a nota da legenda.

O presidente da Alerj, ligado ao governador Cláudio Castro, foi preso na quarta-feira (3) pela Polícia Federal durante a Operação Unha e Carne. A prisão se deu por ele ter vazado informações da Operação Zargun contra o traficante de armas do Comando Vermelho, o ex-deputado TH Joias, também preso e também ligado a Cláudio Castro.

O partido está orientando sua bancada na Alerj votar a “favor da manutenção da decisão do STF” de confirmar a prisão e o afastamento do parlamentar.

Leia a nota na íntegra:

NOTA OFICIAL – PCdoB-RJ

Diante da decisão do Supremo Tribunal Federal – STF e da consequente prisão preventiva do presidente da Alerj, fruto das apurações da Polícia Federal, o PCdoB-RJ reitera seu apoio às ações de real combate ao crime organizado que visam proteger a população do Rio de Janeiro e defender o estado democrático de direito e suas instituições.

Conforme define a Constituição da República e do Estado, a decisão é pauta de debate no plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro para deliberação sobre a manutenção ou não da prisão preventiva do referido parlamentar.

Nesse sentido, o PCdoB-RJ orienta sua bancada de deputadas estaduais a votarem em favor da manutenção da decisão do STF, com o intuito de salvaguardar o parlamento fluminense e todas as suas responsabilidades, contribuir com o necessário aprofundamento das investigações pela Polícia Federal e garantir o inviolável direito ao contraditório e à ampla defesa, para que toda a verdade seja revelada.

O firme enfrentamento ao crime organizado é uma prioridade inadiável ao Brasil e ao estado do Rio e, para ser efetivo, necessita da investigação severa das organizações criminosas e do desmantelamento de suas conexões com os poderes econômico e político. Na luta por um Rio de Janeiro de paz, ninguém pode estar acima da lei.

Rio de Janeiro, 04 de dezembro de 2025.

Partido Comunista do Brasil – RJ

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *