
Bolsonaro tramou “com uma potência estrangeira contra a economia nacional e as instituições democráticas brasileiras”, afirma o partido, que pede união “para rechaçar ataque de Trump”
O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), através da sua Executiva Nacional, repudiou os ataques de Trump contra o Brasil, observando que “o conjunto das forças democráticas, populares e patrióticas se levanta em rechaço aos ataques de Donald Trump à soberania do Brasil, à democracia e à economia nacional”.
Em nota, o partido denuncia que “fica escancarado, nesse episódio, o crime de traição nacional da extrema direita brasileira, com o Bolsonaro e seu clã à frente, de tramar junto com uma potência estrangeira contra a economia nacional e as instituições democráticas brasileiras”.
O PCdoB conclama as “forças vivas da nação, os verdadeiros patriotas, para que se unam e se ponham em movimento em defesa da democracia, da soberania e da economia nacional”.
Leia a íntegra da nota:
Unir o Brasil para rechaçar ataque de Trump
Vai se formando, como aconteceu em outros momentos históricos quando o Brasil foi atacado por potências estrangeiras, uma grande convergência nacional, abrangendo empresários, trabalhadores, instituições da República, entidades da sociedade civil e veículos da imprensa. O conjunto das forças democráticas, populares e patrióticas se levanta em rechaço aos ataques de Donald Trump à soberania do Brasil, à democracia e à economia nacional. O povo brasileiro expressa elevada indignação nas redes, nas ruas e em toda parte.
Trump enviou uma carta ao presidente Lula comunicando a decisão de sobretaxar os produtos brasileiros em 50% neste 9 de julho de 2025. Mas não só. Desferiu ameaças, em tom de ultimato, às instituições da República, notadamente ao Supremo Tribunal Federal (STF). Quer dar ordens aos juízes que hoje julgam os responsáveis pela trama golpista liderada por Jair Bolsonaro. Arrogantemente, quer livrar Bolsonaro da cadeia e interferir nas eleições presidenciais de 2026.
De modo nada coincidente, mas premeditado, o ataque veio imediatamente após o encerramento da Cúpula dos Brics no Brasil, que obteve grandes avanços na pauta da desdolarização e construção de alternativas sustentáveis para a humanidade a partir do Sul Global. Trump tenta frear o crescimento da economia dos países dessa região, dentro de um cenário internacional de multipolaridade e declínio crescente do peso econômico e político dos Estados Unidos.
A diplomacia brasileira, de forma acertada, devolveu a carta e estuda aplicar a lei de reciprocidade econômica. O presidente Lula repeliu vigorosamente, como deve ser, a investida de Trump contra o país.
Fica escancarado, nesse episódio, o crime de traição nacional da extrema direita brasileira, com o Bolsonaro e seu clã à frente, de tramar junto com uma potência estrangeira contra a economia nacional e as instituições democráticas brasileiras.
O PCdoB conclama as forças vivas da nação, os verdadeiros patriotas, para que se unam e se ponham em movimento em defesa da democracia, da soberania e da economia nacional. Às ruas e às redes, em todos os espaços – parlamento, movimentos, instituições –, para denunciar o conluio dos bolsonaristas e da extrema direita brasileira com Trump para atacar o povo brasileiro e a soberania nacional e defender as empresas e os empregos.
– Em defesa da economia nacional e dos empregos, abaixo o tarifaço de Trump!
– Bolsonaro, extrema direita, traidores da pátria!
– Defesa da democracia, do STF, cadeia para golpistas!
– O Brasil é dos brasileiros!
Brasília, 10 de julho de 2025
Comissão Executiva Nacional do Partido Comunista do Brasil-PCdoB