O PCdoB protocolou uma representação contra os deputados Julia Zanatta (PL-SC) e André Fernandes (PL-CE) no Conselho de Ética por acusar falsamente o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) de assédio.
Zanatta e Fernandes fizeram publicações em suas redes sociais usando uma imagem congelada, ao invés de mostrar o vídeo do caso, para induzir seus eleitores acreditar na acusação.
O caso aconteceu na Comissão de Segurança Pública da Câmara, enquanto Julia Zanatta e outros deputados bolsonaristas estavam confrontando a deputada Lídice da Mata (PSB-BA), tentando desqualificar sua fala.
Eles falavam para que Lídice da Mata ficasse calma, como se ela estivesse “alterada” ou “nervosa”. O PCdoB ressalta que “estava em curso a prática de violência política” contra Lídice.
O vídeo completo mostra que Márcio Jerry se aproximou de Julia Zanatta e pediu que respeitasse os “40 anos de mandato” da deputada baiana.
Mais tarde, Julia Zanatta e André Fernandes publicaram em suas redes sociais uma imagem congelada do vídeo no qual Jerry está próximo da deputada bolsonarista e o acusaram falsamente de assédio.
Na representação, o PCdoB argumenta que “muitos dos que tinham visto apenas a imagem congelada de um desses vídeos e foram induzidos a acreditar na falsa narrativa de que o Deputado Márcio Jerry teria cometido condutas ilícitas contra a Deputada Julia Zanata, já mudaram sua opinião ao ter acesso não a um instante congelado no tempo, mas a todo o contexto, podendo avaliar as circunstâncias e o comportamento de todos os presentes no Plenário da Comissão naquele momento”.
Com a acusação falsa, Julia Zanatta “abusou de suas prerrogativas constitucionais” e, “por isso, deve perder o seu mandato”, defende o PCdoB no documento.
A representação cita declaração de Lídice da Mata na defesa de Márcio Jerry, dizendo que não houve assédio.
Relatando o caso, contou que “o deputado Márcio Jerry, que vinha atrás — nesse lugar que tem muito pouco espaço para os Deputados passarem, portanto ele ficou atrás dela —, disse: ‘A deputada tem 40 anos de mandato. Respeite a Deputada’. Esta Deputada [Julia Zanatta] vira-se para ele — e o vídeo é uma comprovação — e, sem nenhuma revolta, apenas lhe diz: ‘Eu estou apenas mandando-a ficar calma’”.
Lídice foi eleita deputada pela primeira vez em 1986, já foi prefeita de Salvador e senadora da República.
Nas redes bolsonaristas também circulou um vídeo adulterado que “serviria” como suposta prova de que Jerry teria assediado Zanatta.
No vídeo, Zanatta teria supostamente falado em voz alta que “ele tá me encostando”. Porém, na verdade, ela não falou isso e o vídeo é falso, como confirmaram especialistas.