
Refinaria pernambucana, aumentou a capacidade de processamento para 130 mil barris de petróleo por dia
Dando mais um passo para aumentar sua capacidade de refino, a Petrobrás concluiu as obras de ampliação do Trem l da Refinaria de Abreu e Lima (RNEST) na cidade de Ipojuca, em Pernambuco. O processo de revisão e ampliação recebeu investimentos de R$ 93 milhões, permitindo à estatal aumentar a capacidade de processamento de 115 mil para 130 mil barris de petróleo por dia a partir do último dia 27 de março.
A presidente da Petrobrás, Magda Chambriard, disse na oportunidade que “o investimento, na mais moderna refinaria do país, faz parte do atual Plano de Negócios da Petrobrás, que prevê até 2029, US$ 19,6 bilhões em investimentos no segmento de Refino, Transporte, Comercialização, Petroquímica e Fertilizantes (RTC). Isto representa um aumento de 17% em relação ao plano anterior”.
De acordo com Magda, a Refinaria Abreu e Lima “tem grande relevância estratégica para o Brasil, é o principal hub da Petrobrás nas regiões Norte e Nordeste, com fácil acesso por cabotagem aos mercados consumidores. Agora vamos concluir o Trem 2 e dobrar a capacidade de processamento da refinaria. É mais investimento, com alto retorno para a sociedade”.
As obras do Trem 2 estão em processo de contratação. A expectativa é que a construção da unidade gere cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos.
“A implantação do Trem 2 da RNEST vai expandir a capacidade de refino nacional e viabilizar o aumento da produção de derivados como gasolina, GLP, nafta, mas principalmente diesel de baixo teor de enxofre (diesel S10), em atendimento às demandas do mercado, e reduzir a demanda por importação. Até 2029, toda a produção de diesel S500 será substituída pela de diesel S10, com menor teor de enxofre e a RNEST é um elemento importante nessa cadeia”, declarou a diretora executiva de Engenharia, Tecnologia e Inovação, Renata Baruzzi.