
É a segunda descoberta no bloco Aram, onde a estatal é operadora única e detentora de 80% de participação, em parceria com a chinesa CNPC
A Petrobrás anunciou na sexta-feira (09) a descoberta de petróleo “de excelente qualidade e sem contaminantes” no pré-sal da Bacia de Santos. O poço pertence ao bloco Aram, e está localizado a 248 km da cidade de Santos (SP), a 1.952 metros de profundidade.
Adquirido em março de 2020 em licitação da ANP (Agência Nacional de Petróleo e Gás) dentro do regime de Partilha, o bloco Aram tem a Petrobrás como operadora única e detentora de 80% de participação, em parceria com a chinesa CNPC, que tem 20% de participação.
O poço foi identificado como 3-BRSA-1396D-SPS e sua descoberta é parte do Plano de Avaliação e Descoberta (PAD) da Petrobrás, em vigor até 2027. O consórcio agora realizará análises laboratoriais e outros estudos para caracterizar as condições de exploração do poço. Segundo nota da estatal, outros dois poços com potencial serão perfurados na área.
Em março, a Petrobrás havia identificado petróleo no poço 4-BRSA-1395-SPS, a profundidade de 1.759 metros no mesmo bloco.
“É a segunda descoberta no mesmo bloco, seguindo o ótimo resultado já alcançado em outro poço exploratório no início do ano, onde encontramos petróleo de excelente qualidade. Estamos investindo fortemente na busca de novas reservas e os resultados estão vindo. Esse ano, já anunciamos descobertas também em Brava e em Búzios”, afirmou a Petrobrás em nota.