Jair Bolsonaro teve reunião secreta no Palácio da Alvorada com o ministro Carlos Horbach, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), indicado como titular para a Corte pelo ex-presidente, mostram mensagens obtidas pela Polícia Federal.
A reunião aconteceu alguns dias antes de um julgamento no TSE que poderia cassar a chapa Bolsonaro-Mourão por disparo em massa de mensagens nas eleições de 2018.
As informações foram divulgadas pelo jornal Folha de S.Paulo.
A PF teve acesso, após quebra de sigilo telemático, às mensagens trocadas entre Célio Faria, então chefe do gabinete pessoal de Bolsonaro, e Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente.
No dia 15 de outubro de 2021, uma sexta-feira, Célio Faria disse a Mauro Cid que “o chefe [Jair Bolsonaro] precisa falar com uma pessoa neste final de semana. Preciso saber o horário e a pessoa pediu para um carro ir buscá-lo”.
Em seguida, fala que a reunião seria entre Bolsonaro e Carlos Horbach. “Precisamos operacionalizar buscar o ministro do TSE onde ele estiver e trazer sem aparecer”.
No sábado (16), às 9h12, Mauro Cid enviou para Célio uma mensagem indicando que Jair Bolsonaro e Carlos Horbach tinham se encontrado: “Min TSE com o Pr”.
“Pr” é a forma como muitos aliados de Jair Bolsonaro o chamavam, referindo-se a “Presidente da República”. Esse termo também foi usado por aliados em mensagens que planejavam um golpe de Estado para impedir a posse de Lula.
Alguns dias depois do encontro, Carlos Horbach se posicionou no TSE a favor de Jair Bolsonaro.
No dia 28 de outubro de 2021, o TSE julgou um processo contra a chapa de Jair Bolsonaro com Hamilton Mourão, que disputou em 2018, por disparos em massa de mensagens durante a campanha eleitoral.
A maioria dos ministros avaliou que os disparos ilícitos aconteceram nas eleições presidenciais de 2018, mas que não foi comprovada gravidade suficiente para que Bolsonaro e Mourão fossem cassados.
Somente os ministros Horbach e Sérgio Banhos disseram no julgamento que não existiam provas suficientes de que o esquema ilícito existiu. Bolsonaro foi absolvido.
No entanto, Carlos Horbach foi o único ministro a ser contra a proposta do corregedor-geral da Justiça Eleitoral, Luis Felipe Salomão, que derava futuros disparos em massa nas eleições como “abuso de poder econômico e/ou uso indevido dos meios de comunicação social”.
Depois da reunião com Bolsonaro, Horbach defendeu que disparos em massa de mensagens durante as eleições não poderia configurar abuso de poder econômico.
Na quinta-feira (11), Carlos Horbach anunciou que estava abrindo mão de ser reconduzido para o cargo de membro titular do TSE. Seu mandato encerra na quarta-feira (18).
Em documento enviado para o presidente da Corte, Alexandre de Moraes, disse que exerceu seu mandato “com total independência”.
CASSAÇÃO POR FAKE NEWS
O ministro Carlos Horbach foi o único de todo o Tribunal Superior Eleitoral a votar contra a cassação do ex-deputado estadual bolsonarista Fernando Francischini, que disseminou mentiras sobre as urnas eletrônicas.
No dia em que foi realizado o primeiro turno das eleições de 2018, Fernando Francischini fez uma live em suas redes sociais e disse que as urnas eletrônicas não estavam aceitando o voto em Jair Bolsonaro. As mesmas mentiras são ditas até hoje por Bolsonaro.
O corregedor-geral Luis Felipe Salomão sublinhou que as falas de Francischini poderiam ter impacto na democracia brasileira.
“Para se ter uma ideia, estamos falando de mais de 6 milhões de visualizações dessa propaganda, com 400 mil compartilhamentos. Me chamou a atenção que essas notícias eram absolutamente falsas e manipuladoras. Levou a erro milhares de eleitores”, apontou.
No ataque golpista do dia 8 de janeiro, apoiadores de Jair Bolsonaro repetiam que o TSE fazia parte de um esquema que fraudou as eleições para que Lula vencesse.
Fica mais do que claro que esse sujeito, carlos horbach é desonesto, corrupto, e faz parte daquilo que impede que o Brasil ande “PRA FRENTE”.
É do tipo que conta, e sempre contou, com a falta de um mínimo de noção da política por parte da maioria dos brasileiros e da ignorância para dar esse tipo de golpe.
Seria interessante saber sobre suas contas bancárias e se tem uma bolada em paraísos fiscais. Não tomaria suas posições furtadas gratuitamente.