O ministro da Justiça, Flávio Dino, autorizou o uso da Força Nacional para reforçar a segurança do Distrito Federal através de portaria assinada neste sábado (7).
O pedido para uso da Força Nacional foi feito pela Polícia Federal e vai até a segunda-feira (9).
A PF pediu o reforço diante do deslocamento, neste sábado, de caravanas de bolsonaristas em direção ao acampamento golpista montado na frente do Quartel do Exército, em Brasília. Os golpistas publicaram nas redes sociais a chegada dos grupos ao acampamento.
É a segunda vez que Flávio Dino autoriza o uso da Força desde que assumiu o cargo.
Na portaria, o ministro da Justiça diz que a Força Nacional está autorizada a “auxiliar na proteção da ordem pública e do patrimônio público e privado entre a Rodoviária de Brasília e a Praça dos Três Poderes, assim como na proteção de outros bens da União situados em Brasília, em caráter episódico e planejado, nos dias 7, 8 e 9 de janeiro de 2023”.
No Twitter, Dino escreveu: “Além de todas as forças federais disponíveis em Brasília, e da atuação constitucional do Governo do Distrito Federal, teremos nos próximos dias o auxílio da Força Nacional. Assinei agora Portaria autorizando a atuação, em face de ameaças veiculadas contra a democracia”.
Os bolsonaristas marcaram um protesto para segunda-feira em Brasília e a previsão é de que ao menos 11 ônibus cheguem à capital federal durante o fim de semana.
Mais cedo, o ministro Flávio Dino disse que conversou com o governador Ibaneis Rocha (MDB) e com o ministro da Defesa, José Múcio, sobre o ato golpista marcado para segunda-feira e deu as “orientações cabíveis” à PF e à PRF.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou que vai “acompanhar as manifestações e manter a segurança”.