PIB dos EUA tem queda de 0,5% nos três primeiros meses do mandato de Trump

MAGA de Trump perde o primeiro trimestre desse mandato. (foto Saul Loeb:AFP)

E tome tarifaço: consumo das famílias desacelera de 4% registrados no quarto trimestre de 2024 para apenas 0,5% no primeiro trimestre de 2025

Em sua terceira e última estimativa, o Departamento do Comércio dos EUA revisou para -0,5% o resultado do Produto Interno Bruto (PIB), no primeiro trimestre do ano, pior do que os -0,2% inicialmente registrado.

A queda do PIB de janeiro a março reverteu um aumento de 2,4% (anualizado) nos últimos três meses de 2024 e marcou a primeira vez em três anos que a economia se contraiu, segundo a AP. Projeções iniciais dos analistas apontavam para 0,3% de alta no período.

O desempenho negativo foi impulsionado pela desaceleração do consumo das famílias de 4% registrados no quarto trimestre de 2024 para apenas 0,5%; retração dos gastos do governo federal de 4,6%, a maior desde 2022; e alta de 37,9% nas importações, na tentativa das empresas em antecipar compras visando driblar o tarifaço anunciado pelo presidente Donald Trump.

Na primeira estimativa, em abril, Trump jogou a culpa do problema sobre Biden, asseverando que quando o tarifaço entrar em vigor “os índices vão prosperar”. “As empresas estão começando a se mudar para os EUA em números recordes”, acrescentou nas redes sociais.

“Isso levará um tempo, não tem NADA A VER COM TARIFAS, apenas que ele [Biden] nos deixou com números ruins, mas quando o boom começar, será como nenhum outro. SEJAM PACIENTES!!!”, completou.

Desde então, Trump já decretou taxas a países e produtos específicos, depois as chamadas “tarifas recíprocas”, que atingiram mais de 180 países e pausadas por 90 dias, com o embate principal sendo com a China. A “pausa” no tarifaço se encerra no próximo dia 9 de julho.

Segundo o ex-economista chefe da OMC, Robert Koopman, as tarifas aumentam os preços para os consumidores americanos ou reduzem a lucratividade das empresas americanas, já que apenas uma parcela muito pequena das tarifas impostas pelo governo americano é absorvida pelos exportadores estrangeiros.

Para ele, o impacto negativo das tarifas do governo americano na economia americana já havia sido demonstrado, visto que “a maioria das pessoas observa uma desaceleração do crescimento econômico nos EUA”.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *