O partido de Jair Bolsonaro, o PL, entregou à Justiça Federal as notas fiscais de apenas 9% das despesas declaradas de 2022 e omitiu receitas do fundo partidário.
O partido disse que gastou R$ 448 milhões durante o ano, tendo a maior parte vindo dos fundos partidário e eleitoral.
No entanto, só enviou para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) as notas fiscais que comprovam R$ 41 milhões do que foi gasto. Esse valor é equivalente a somente 9% de tudo o que foi gasto. O levantamento foi feito pelo Movimento Transparência Partidária.
Todos os partidos tinham até o dia 30 de junho para entregar as informações e documentos referentes à movimentação financeira de 2022.
O TSE se debruçou de forma preliminar sobre os documentos e disse que a prestação de contas do PL “não reflete sua movimentação financeira”, uma vez que omite receitas do fundo eleitoral e não apresenta “a documentação comprobatória de origens e aplicações” no sistema de prestação de contas.
Além disso, os técnicos do Tribunal destacaram que o PL não entregou nenhum extrato bancário da Fundação Álvaro Valle, que é ligada à legenda.
O PL pediu ao TSE que sua prestação de contas seja reaberta por conta da ausência de informações importantes e equívocos nos lançamentos dos dados. O partido tem até o dia 18 de setembro para entregar tudo o que está faltando.
Marcelo Issa, diretor-executivo do Transparência Partidária, explicou, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, que “em caso de omissão [de documentos], o TSE deve diligenciar para que se apresentem os documentos. Se a diligência não for cumprida, as contas podem ser desaprovadas, mas não há previsão legal de penalidade específica para essa omissão”.
“A Justiça Eleitoral geralmente analisa e julga as contas partidárias no limite do prazo prescricional de cinco anos, o que aumenta o risco de que documentos comprobatórios apresentados depois de alguns anos se percam ou sofram alterações”, continuou.
Preciso dizer e afitmar uma coisa muito importante , esses Partidos de direita reacionaria conservadora ; Lacaios da direita Capitalusta Internacional sempre quando chegam ao poder acabam prejudicando a Economia Brasileira , e nosso povo sofrido e ingenuo acaba sofrendo horrores . Jamais irei aceitar a ideoliogia neoliberal. Amo de Verdade a Coreia do Norte , a Russia , e a China Comunista . Esse Capitalistas de direita jamais deveriam estar no poder Michel Temer , e , Bolsonaro fizeram pessimos governos. Eu prefiro mil vezes que estejam no poder no Brasil , o Partido dos Trabalhadores , ou o Partido Democrstico Trabalhista. E Simpatizo tambem com o PSTU e o Sindicato Conlutss. Sempre admirei : Mao Tse Tung , Stalin , e o grande Lider Africano Patrice Lumunba. Espero nunca conhecer os Estados Unidos. Nao gosto dos governsntes Americanos do Partido Republicano. Se eu fosse norte – americano votaria nos Partidos Verde ou Libertario. Admiro muito a senhorita Greta Thumberg que defende a Ecologia e o Meio ambiente.