Milhares de lideranças de aposentados e pensionistas participaram da Romaria dos Aposentados, realizado neste domingo, 28 de janeiro, em Aparecida do Norte (SP), no maior evento comemorativo do Dia Nacional do Aposentado (24 de janeiro).
Após a celebração eucarística, transmitida ao vivo para todo o Brasil pela TV Aparecida, lideranças de entidades de aposentados e pensionistas realizaram o Ato do Aposentado, sob o comando de Warley Martins, presidente da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (COBAP), na Basílica de Nossa Senhora Aparecida.
O tradicional evento, realizado todos os anos no subsolo da Basílica, foi marcado pela defesa da Previdência Social e ao combate à tentativa de desmonte do Sistema de Proteção Social pelo governo Temer.
Durante o evento, as entidades da COBAP, FAPESP, CAAPSES, FAAPERJ e FAP/MG, e demais federações e associações de base divulgaram a “CARTA DE APARECIDA 2018” dirigida AO POVO BRASILEIRO, desmontando as mentiras sobre o “rombo” na Previdência.
“…tanto a Anfip, através da Análise da Seguridade Social e principalmente a CPI [da Previdência no Congresso Nacional], aprovada por unanimidade, comprovam que não existe déficit na Seguridade e que o superávit é, em média, de R$ 50 bilhões ao ano. Na verdade, o que há é uma dívida enorme das empresas púbicas e privadas com a Previdência que somam mais de R$ 420 bilhões. Por outro lado, a DRU [Desvinculação de Receitas da União] retira mais do que 30% dos recursos da Seguridade comprometendo o superávit. A Previdência não tem culpa a respeito da atual situação, pelo contrário, é uma parte da solução dos problemas do Brasil, pois é a maior repassadora de renda do país. A PREVIDÊNCIA SOCIAL É DO POVO! O que estão fazendo é o desmonte do Sistema de Proteção Social“, afirma trecho da carta lida para milhares de brasileiros em Aparecida. E continua: “Vivemos uma crise política e econômica, como também uma grave crise social. Enquanto aqueles que estão no poder não estiverem trabalhando para o povo, a crise não cessará. Nosso país clama por mais saúde, segurança, dignidade e justiça“.
“Convocamos o povo nesse momento tão delicado da nossa história que assuma o papel protagonista em defesa de nossa pátria, dando resposta nas urnas, nesse ano eleitoral. Os aposentados, pensionistas e idosos, celebrando seu Dia Nacional, carregam a convicção que com muita luta e as Bençãos de Nossa Senhora Aparecida irão colaborar na recuperação da justiça, da ética na política e da paz conquistada ao longo de décadas de trabalho e que vem sendo retirada governo após governo“, diz o documento aclamado em Aparecida. As entidade encerram o texto reafirmando “o compromisso de estarem sempre na vanguarda pela defesa, pela garantia e pela ampliação dos direitos dos aposentados, pensionistas e idosos, articulando com as necessidades da população, fundamentada na igualdade, na defesa e na promoção da vida“.
O ato do Aposentado, coordenado por Warley Martins, reuniu na mesa, o deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP); João Vicente Goulart, pré-candidato a presidente da República pelo Partido Pátria Livre (PPL); Gláucia Morelli e Edna Costa, presidente e diretora da Confederação das Mulheres do Brasil (CMB) respectivamente, e Miguel Manso, secretário nacional de Organização do PPL, entre tantos outros.