No segundo turno, o atual presidente tem 36% e Lula aparece com 50% das intenções de voto. Ciro vem em terceiro, na frente de Moro
Pesquisa PoderData sobre as eleições presidenciais, divulgada nesta quarta-feira (16), mostra que a recuperação de Bolsonaro perdeu fôlego. A diferença entre Lula, que é o primeiro, e tem 40% das intenções de voto, e Bolsonaro, que vem em segundo, com 30%, aumentou em relação à pesquisa anterior.
Bolsonaro caiu dois pontos percentuais, de 32% para 30%, e Lula se manteve com os mesmos 40% de intenção de voto do último levantamento. A diferença entre os dois que vinha caindo, voltou a subir. Ciro aparece em terceiro lugar com 7% das intenções de voto e Moro em quarto, com 6%.
A queda de Bolsonaro coincide com os aumentos dos preços da gasolina, do diesel e do gás de cozinha, anunciados no último dia 10 de março. Ele já vinha se desgastando com a elevação da inflação, que já está em mais de 10%. No último dia 10 foi anunciado um “tarifaço”, ou seja, um aumento de 24,8% do diesel, de 18,8% da gasolina e de 16,1% do gás de cozinha.
Bolsonaro sentiu o golpe e começou a criticar também os aumentos, mas não adiantou muito. O fato é que muita gente sabe que os aumentos são resultado da política do governo. O Planalto dolariza os preços dos combustíveis e ainda o mantém atrelado às variações do barril de petróleo nas bolsas internacionais. Com o embargo dos EUA ao petróleo russo, maior exportador do mundo, os preços do barril de petróleo dispararam. Passaram de US$ 80 para a casa dos US$ 100 a unidade.
No 2º turno, Lula marca 50% contra 36% de Jair Bolsonaro. A distância manteve-se estável em relação à pesquisa anterior. A maior vantagem entre o ex-presidente e o atual chefe do Executivo foi registrada no levantamento realizado de 30 de agosto a 1º de setembro de 2021, quando Lula marcava 55% e Bolsonaro 30% (diferença de 25 pontos). Agora, é de 14 pontos.
Bolsonaro só vence entre os mais de 60 anos e entre os moradores do Sul e do Centro Oeste. Perde no Sudeste, Nordeste e Norte. É derrotado pelas mulheres e pelos jovens. A pesquisa PoderData foi realizada de 13 a 15 de março de 2022. Foram entrevistadas 3 mil pessoas com 16 anos de idade ou mais em 265 municípios nas 27 unidades da Federação.
se o cidadão que dá duro, está desempregado, brigando por ossos no lixão e sem perspectivas de dias melhores tivesse um pouquinho de inteligencia, bolsonaro(genocida) já estaria com 0% de intenções de voto. acorda povo bobo!!