Policiais Civis do Distrito Federal (DF) aprovaram, em assembleia realizada na terça-feira (20/02), estado de Greve, reivindicando o reajuste de salário e contratação de novos servidores. A greve deve durar 72h e foi aprovada após diversas tentativas de diálogo com o governo de Rodrigo Rollemberg.
Os reajustes salariais já não acontecem há 8 anos e a perda foi de cerca de 50% do salário. O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) aponta, além disso, que o quadro atual da Policia Civil é apenas metade do necessário para a garantia de seu pleno funcionamento.
“Uma das [formas de sucateamento] mais graves é a desvalorização dos policiais civis. O descaso do governo e o cansaço da categoria que desencadearam essa paralisação”, disse o presidente do Sinpol-DF, Rodrigo Franco, o Gaúcho.
O Governo do Distrito Federal diz que não tem recursos para arcar com as demandas dos policiais, e que recorreu ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e espera decisão do ministro de Temer. Durante as 72h de greve, as delegacias apenas registrarão Boletins de Ocorrências de crimes graves e flagrantes.