O 3º Encontro Nacional dos Policiais Federais, realizado em Brasília (DF), contou com a participação de policiais federais eleitos, candidatos ao Congresso Nacional em 2018 e diretores sindicais. No evento foi aprovado o apoio da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) aos candidatos policiais que defendam as bandeiras da entidade.
O presidente da Fenapef, Luís Antônio Boudens, afirmou que a entidade decidiu “desde o início da gestão anterior, que não deixaríamos mais nenhum colega se candidatar isolado, todos seguirão com o apoio da Fenapef. Precisamos de vozes anticorrupção, o Congresso e o Brasil só têm a ganhar com isso”, disse.
O deputado Márcio Pacheco (PPL-PR) que estava na mesa de abertura com outros policiais federais eleitos, destacou que o encontro pautou “estudos e projetos para a Segurança Pública e também uma avaliação sobre o atual contexto político brasileiro e a participação de mais Policiais Federais nas próximas eleições, com foco na renovação e no combate à corrupção na Política”. Além disso, destacou que os deputados deram orientações aos candidatos.
Os presentes também tiveram acesso a um projeto voltado para auxiliar nas candidaturas, mostrando o atual cenário, expectativa da população e outros. Segundo pesquisa apresentada no encontro, mais de 90% da população vê a atual situação política como negativa, e entre as prioridades para os brasileiros estão a segurança pública, a saúde, a violência e o combate à corrupção. “A Polícia Federal deu mais esperança à população nesse sentido”, lembrou Boudens.
De acordo com a pesquisa, a Polícia Federal tem 54% de seu trabalho conhecido pela população em relação à responsabilidade pela segurança pública no Brasil. E, na pesquisa espontânea, 34% das pessoas responderam que a PF é órgão o responsável pelo combate à corrupção.