O presidente Lula se reuniu, na manhã desta quarta-feira (31), com ministros e lideranças do governo no Congresso Nacional para discutir a aprovação da Medida Provisória dos ministérios, que pode ser votada até esta quinta-feira (1).
Lula também falou com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), por celular durante a manhã. À noite, os dois devem ter uma reunião presencialmente no Palácio do Planalto.
A MP dos ministérios foi editada por Lula no começo do governo para dar a conformação atual ao governo federal, com a criação de novas pastas. No entanto, se não for votada até o dia o 1º, a Medida caduca e o governo volta a ter estrutura do governo Bolsonaro.
O presidente da República se encontrou com ministros Rui Costa, da Casa Civil, e Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, e com o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), para traçar a ação do governo para conseguir a aprovação da MP.
Ainda na presença dos aliados, Lula ligou para Lira para conversar sobre a questão. Lira cobrou por mais diálogo com as lideranças do Congresso Nacional.
O presidente Lula convidou o presidente da Câmara para uma conversa pessoal e a sós, que deve acontecer nesta noite de quarta.
Segundo o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, o presidente da Câmara sinalizou que deve colocar para votação a MP dos ministérios, não a deixando caducar.
O governo também está discutindo as alterações propostas pela comissão mista que analisou a MP dos ministérios, principalmente as que tiram funções e estruturas dos Ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas.
O relatório da comissão estará em votação caso Lira confirme que não vai deixar caducar a MP.