Porto Feliz, cidade que distribuiu “Kit Covid”, tem explosão de mortes

Jair Bolsonaro e Carlos Wizard, os charlatões de Porto Feliz (Foto: reprodução)

Bolsonaro citava a cidade como exemplo do sucesso da cloroquina. Wizard, do “gabinete das sombras”, disse em vídeo: “com a cloroquina, não se morre de Covid em Porto Feliz”. O último boletim desmente os dois charlatões: já são 107 mortos por Covid-19 no município

A cidade de Porto Feliz, no interior de São Paulo, foi notícia no ano passado nas mídias bolsonaristas. O prefeito da cidade, Cássio Prado (PTB), que é médico, adotou o kit Covid como política pública de saúde. Os medicamentos são oferecidos a todas as pessoas com suspeita de infecção por coronavírus.

No segundo semestre do ano passado, os bolsonaristas espalharam por todo o Brasil que a cidade não tinha nenhum óbito por Covid-19. Era a confirmação do sucesso do tratamento com o kit-Covid. A notícia se espalhou mas era uma fake news desde aquela época. Segundo o boletim epidemiológico do próprio município, a cidade de 52 mil habitantes já tinha três óbitos em 4 de junho de 2020.

No dia 7 de setembro de 2020 a notícia de que não havia mortes na cidade era desmentida também com dados do Ministério da Saúde. “Até o momento, o Ministério da Saúde aponta que o município registrou 19 óbitos e 1.499 casos confirmados da infecção, o que resulta em uma taxa de letalidade de 1,3%”, disse órgão, na ocasião.

Carlos Wizard, integrante do “gabinete das sombras” de Bolsonaro, visitou Porto Feliz em junho. Ele se apresentava como secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Saúde, na gestão de Eduardo Pazuello. Atualmente ele está foragido e, se não se apresentar à CPI da Pandemia, será conduzido coercitivamente.

Durante a visita, ele gravou um vídeo falando sobre o kit Covid e o sucesso do prefeito local. Disse que em Porto Feliz não se morria de Covid-10 graças ao “tratamento precoce” com cloroquina e ivermectina. “Precisa ter mais evidência do que uma cidade com 75 mil habitantes, com mais de 500 infectados e sem nenhum óbito?”, comentou.

Assista ao vídeo de Wizard

Reprodução do canal Descendo o Sarrafo

Pois bem, meus amigos. Vocês notaram que as milícias de Bolsonaro pararam de falar em Porto Feliz? Pois é. Sabem por quê? Porque o número de óbitos na cidade explodiu. O tal “tratamento precoce” instituído na cidade e alardeado, por Bolsonaro, como um exemplo de sucesso da cloroquina, não passou de mais uma fake news.

Segundo o boletim da Prefeitura, do dia 15 de junho, 107 moradores da cidade já haviam morrido de Covid-19. Da população geral 8.198 tiveram a doença e 19 estão internados em UTI. Lotação completa.

Um áudio vazado do presidente da Câmara, Marcelo Pacheco, que é médico e aliado do prefeito, é revelador da tragédia que atingiu a cidade. O município, além de adotar a charlatanice do kit Covid, por orientação do prefeito bolsonarista, não praticou nenhuma das medidas sanitárias de proteção contra o vírus. Os moradores eram orientados a não fazer o distanciamento e nem a usarem máscara. Agora vejam o que disse o médico da prefeitura:

“Você não tem ideia de como está lá. Ficou lá no hospital, mas este final de semana piorou mais ainda. O hospital está praticamente lotado só de paciente com Covid. Este mês de junho vai ser difícil. Acho que não vamos dar conta no hospital, não. Você fala para o pessoal da sua família, para o pessoal ficar tudo quietinho aí, este mês, para não ter problema, porque não vai ter vaga em lugar nenhum”, afirmou Marcelo Pacheco.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *