Ricardo Rosselló, (apelidado de Ricky), governador de Porto Rico, anunciou sua renúncia ao final do dia de quarta-feira, 24, após duas semanas de enormes manifestações que tomaram as ruas do país após as denúncias de corrupção e o vazamento de mensagens nas quais ele e homens de seu governo trocavam comentários em tom de chacota sobre as vítimas do furacão Maria, que deixou milhares de mortos, além de observações ofensivas contra mulheres, líderes políticos de oposição e gays.
“Depois de escutar as reivindicações e falar com minha família (…) tomei a seguinte decisão: hoje anuncio que estarei renunciando ao cargo de governador efetivo na sexta-feira, 2 de agosto”, disse Roselló em um vídeo divulgado no site do governo no Facebook.
Após o anúncio, milhares de pessoas que desde cedo se reuniam nas proximidades da sede do governo, na capital San Juan, comemoraram cantando: “Olé, olé, olé!/ Ricky botamos você pra correr”.
Nas principais avenidas e nos bairros a população fez um sonoro “panelaço”.
Roselló indicou que a pessoa que o substituirá na chefia do governo será a secretária de Justiça, Wanda Vázquez.
As mobilizações exigindo a renúncia do governador e a soberania da ilha contaram com a presença de reconhecidos artistas do país como Ricky Martin, Bad Bunny e René Pérez, ex- líder do grupo musical Calle 13, conhecido como Residente, que estão convocando novas mobilizações.
Porto Rico é definido por Washington como “território não incorporado dos Estados Unidos’”, situação rejeitada pela maioria da população que reivindica sua independência. Devido à dívida pública inflada pelos colonizadores, sob pressão, a ilha do Caribe se declarou em bancarrota em maio de 2017, tendo como resultado a perda da ínfima autonomia econômica que possuía.
E logo depois, em setembro de 2017, sofreu a enorme devastação causada pelo furacão Maria e os resultados da destruição ainda permanecem em grande parte.
O levante popular que determinou a saída de Rosseló, assim como as milhares de bandeiras agitadas nas ruas da capital San Juan, no momento da vitória, apontam para o aprofundamento do sentimento independentista e a ampliação da vontade de libertação da ilha do jugo imposto por Washington.