Portugal vence Uruguai por 2 a 0, garante vaga nas oitavas e complica a Celeste

Foto: Reprodução/Fifa

Nesta segunda-feira (28), se encerraram os jogos da segunda rodada da Copa do Mundo do Catar de 2022. Às 16h pelo grupo H, com dois gols de Bruno Fernandes, Portugal venceu o Uruguai nesta segunda-feira por 2 a 0 e se garantiu nas oitavas de final, enquanto a Celeste Olímpica ficou em situação complicada para a classificação.

Além de Portugal, França e Brasil foram as únicas seleções que se classificaram para a próxima fase com uma rodada de antecedência. No outro jogo desta tarde, a Seleção Canarinho teve dificuldades para ultrapassar a defesa da Suíça e venceu por 1 a 0, com um belo gol do volante Casemiro.

Diferente do primeiro tempo, que foi mais truncado e sem gols, a segunda etapa trouxe mais emoção. Portugal avançou pelo lado direito com o meia  Bruno Fernandes, cruzou na área para o CR7 que cabeceou para o fundo do gol logo aos 8 minutos.

No entanto, a Fifa reavaliou o gol de Cristiano Ronaldo e o aplicou a Bruno Fernandes, não mais ao camisa 7. Com a justificativa de que não houve toque do atacante na hora de cabecear.

O Uruguai também teve chances, mas não finalizou bem. A maior oportunidade foi quando a equipe acelerou o jogo pelo lado esquerdo com Facundo Pellistri, tocou para Maxi Gómez, que por sua vez, chutou de primeira e a bola explodiu na trave.

Aos 45 minutos, o juiz confirmou o toque de mão do uruguaio Giménez depois que Bruno Fernandes tentou dar caneta dentro da área. Diante disso: uma questionável penalidade máxima. Bom para os portugueses, que não desperdiçaram o lance, e ampliaram o placar com o camisa 11, o grande destaque da partida.

Gana derrota Coreia do Sul e vê chances de classificação aumentarem

Mais cedo, às 10h, Coréia do Sul e Gana se enfrentaram pelo grupo H no estádio Education City, em Doha. A partida eletrizante contou com cinco gols, e quem levou a melhor foi a seleção africana, que venceu por 3 a 2, e se manteve viva na disputa pela classificação às oitavas de final da Copa do Mundo.

No primeiro tempo, apesar da Coreia do Sul ter a posse de bola, a equipe não criou boas chances para furar o bloqueio do adversário, por isso, viu Gana dominar o jogo. Aos 21 minutos,  em cobrança de falta, o atacante Jordan Ayew levantou para a grande área, a defesa fez o corte, e o zagueiro Salisu Karim abriu o placar.

Com a vantagem, Gana se encheu de confiança e partiu para o ataque, foi a vez da defesa da Coreia fechar os espaços. Mas o esforço não impediu que o meia Mohammed Kudus cabeceasse o segundo gol para os africanos.

Apenas 15 minutos após o intervalo já estava tudo igual para os sul-coreanos. O atacante Gue-sung Cho, destaque na equipe, mandou a bola duas vezes para o fundo do gol. 

Mas os africanos reagiram. Mohammed Kudus marcou o terceiro gol para Gana aos 23 minutos da segunda etapa. A Coreia precisou lidar com a pressão em campo, e mesmo com diversas oportunidades de igualar o placar novamente, não teve sucesso diante da defesa dos adversários.

Pelo grupo H, a Coreia do Sul fecha a sua participação na primeira fase contra Portugal, na sexta-feira (2), a partir das 12h (horário de Brasília), novamente no Estádio Cidade da Educação. No mesmo dia e horário, Gana encara o Uruguai, no Estádio Al Janoub.

Camarões e Sérvia empatam por 3 a 3 em grande partida

Também na manhã desta segunda-feira (28), em um jogo de seis gols e muita emoção pela Copa do Mundo, com direito a virada, Camarões e Sérvia empataram em 3 a 3, no Estádio Janoub, em Al-Wakrah, no Catar. Os camaroneses saíram na frente, sofreram a virada para 3 a 1 e buscaram o empate no 2º tempo, em jogo pelo Grupo G.

Os gols dos africanos foram de Castelletto, Aboubakar e Choupo-Moting, enquanto os europeus balançaram as redes com Pavlovic, Sergej Milinkovic-Savic e Mitrovic. 

Com o resultado, as seleções somam o primeiro ponto no torneio após derrotas para Suíça e Brasil na 1ª rodada do Mundial.

A dupla volta a campo e briga pela classificação às oitavas de final na sexta (28). Camarões enfrenta o Brasil, às 16h, no Estádio Lusail, e a Sérvia encara a Suíça no Estádio 974, no mesmo dia e horário. 

Em campo, Camarões abriu o placar aos 28, em bola parada. Castelletto aproveitou desvio de cabeça em cobrança de escanteio e apenas empurrou para o fundo da rede: 1×0. A Sérvia se lançou ao ataque e, nos acréscimos, conseguiu a virada com gols de Pavlovic e Sergej Milinkovic-Savic.

Na volta do intervalo, os sérvios se mantiveram com mais volume e ampliaram. Aos 7, dentro da área, Mitrovic recebe na área e bate colocado, marcando: 1×3. O confronto parecia controlado, mas Camarões tinha um trunfo: Aboubakar. O camisa 10 marcou um golaço de cobertura aos 17 e deu passe para Choupo-Moting, que fez o 3×3, decretando o placar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *