“A declaração do presidente Lula sobre Gaza é corajosa, essencial e destaca a importância da paz e solidariedade entre as nações”, disse André Fufuca (PP-MA)
O ministro do Esporte, André Fufuca (PP-MA), afirmou que a fala de Lula contra o genocídio do povo palestino perpetrado por Israel é “essencial” e “destaca a importância da paz”.
“A declaração do presidente Lula sobre Gaza é corajosa, essencial e destaca a importância da paz e solidariedade entre as nações”, disse o ministro.
“É fundamental que a comunidade internacional não ignore o sofrimento do povo palestino, vítima de crimes que exigem punição”, acrescentou.
Em entrevista coletiva, Lula declarou que “o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu: quando Hitler resolveu matar os judeus”.
A declaração provocou um chilique no governo de Israel, que constrangeu o embaixador brasileiro, Frederico Meyer, e tem usado as redes sociais para atacar Lula.
A conta oficial do governo de Israel fez uma postagem no Twitter acusando o presidente Lula de ser “negacionista do Holocausto”, distorcendo totalmente os fatos, como é a prática corriqueira da nomenclatura israelense.
Os “negacionistas do Holocausto” (ou Holocaust denier, em inglês) são os indivíduos que negam que a Alemanha nazista tenha criado campos de extermínio para assassinar os judeus.
Desde o dia 7 de outubro, Israel já assassinou mais de 29 mil palestinos na Faixa de Gaza.
O ministro André Fufuca foi nomeado por Lula em setembro de 2023, em movimento de aproximação com o PP, partido do presidente da Câmara, Arthur Lira.