O presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, indicou na quinta-feira (3) cinco novos membros para a composição da diretoria executiva da estatal.
Dos cinco, quatro são de profissionais de carreira da petroleira: Claudio Schlosser, indicado para diretoria de Comercialização e Logística; Carlos José Travassos para a diretoria de Desenvolvimento da Produção; Joelson Falcão para a diretoria de Exploração e Produção; e William França para diretoria de Refino e Gás Natural. Carlos Augusto Barreto, que trabalhou no Federal Reserve e no Banco Mitsubishi, foi indicado para a diretoria de Transformação Digital e Inovação. As indicações passarão ainda pela análise de conformidade do Comitê de Pessoas da estatal, em seguida, deliberadas pelo Conselho de Administração.
Além destas diretorias, a estatal pretende criar mais uma pasta com a finalidade voltada para a transição energética, que deverá ser dirigida pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ex-presidente da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), Maurício Tolmasquim, cotado para o cargo.
CURRÍCULOS
Com mais de 35 anos de experiência nas diversas áreas de processamento, comercialização e logística de petróleo e derivados, Claudio Romeo Schlosser é engenheiro químico formado pela Universidade Federal de Santa Maria, e advogado pela Pontifícia Universidade Católica de Petrópolis (RJ). Ele ingressou na Petrobrás em 1987 no cargo de Engenheiro de Processamento de Petróleo. Também foi diretor-geral das refinarias Landulpho Alves (Rlam, na Bahia) e Henrique Lage (Revap, em São Paulo). Ocupou, ainda, o cargo de gerente executivo de 13 refinarias da empresa de 2012 a 2018, quando saiu para assumir a vice-presidência de Downstream da Petrobrás América.
Atuando a 33 anos na estatal, com passagens nas Diretorias de Exploração e Produção e de Desenvolvimento da Produção, Carlos José Travassos é formado em Engenharia Mecânica. Ele atua há 37 anos no mercado, dos quais 4 anos no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro. Travassos ocupa atualmente a posição de Gerente Executivo de Sistemas de Superfície, Refino, Gás e Energia.
Joelson Falcão Mendes é engenheiro mecânico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ingressou na Petrobrás em 1987 como Engenheiro de Equipamentos, tendo ocupado várias funções gerenciais nos últimos 31 anos. Ele também foi Gerente de Operação de diversas plataformas, Gerente Geral das unidades da Petrobrás no AM, no RN/CE e da Bacia de Campos, além de Gerente Executivo de águas profundas e Gerente Executivo de águas ultraprofundas. Atualmente, esteve responsável pela Gerência Executiva de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Petrobrás.
William França da Silva é formado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Iniciou sua carreira na estatal como engenheiro de processamento, em 1988, na Refinaria Duque de Caxias/RJ (Reduc). Atuou como gerente de ativo da Refinaria Guillermo Bell/Bolívia e gerente geral das refinarias: RPBC/Cubatão-SP; REGAP/Betim-MG; RLAM/Mataripe-BA; e REDUC/Duque de Caxias–RJ. Foi também gerente executivo e diretor da Transpetro e da Transpetro Internacional.
Carlos Augusto Barreto é formado na PUC-RJ em Tecnologia da Informação. Ele trabalhou no Federal Reserve – sistema de bancos centrais dos Estados Unidos–, Banco Mitsubishi e companhias de vários setores como Charter Communications e Cushman Wakefield.