O vereador carioca Leonel Brizola Neto deverá se filiar ao Partido Pátria Livre (PPL) para disputar a eleição ao governo do Estado do Rio de Janeiro, segundo informa a edição online do jornal Ultima Hora. A intenção, segundo o jornal, é lançar candidatura ao governo e reviver a plataforma política de seu avô, o ex-governador Leonel Brizola, com foco na necessidade de implementar a educação de tempo integral para todo ensino básico.
Sem espaço no PSOL, Leonel Brizola Neto abriu discussões com integrantes do Partido Pátria Livre, que conta com vários outros dissidentes do PDT, inclusive ex-secretários de governo de seu avô, como Eduardo Costa e Vivaldo Barbosa. O filho de Jango, João Vicente Goulart, que, junto com Costa e Vivaldo, também integra a direção nacional do partido Pátria Livre, participou das conversas com seu primo sobre a candidatura de Brizola Neto ao Palácio Guanabara. João Vicente é pré-candidato a presidente em 2018.
Segundo a UH, a militância do Pátria Livre apóia a articulação e está esperando o desembarque de Leonel no partido para iniciar a pré-campanha e levantar novamente as bandeiras nacionalistas pelo estado, principalmente pela baixada e subúrbios do Rio, onde as pessoas lembram com carinho das escolas de tempo integral construídas por seu avô.