“Foi trazido ao meu conhecimento e atenção que organizações que se apresentam como fóruns de negócios estão de olho em projetos dentro da cidade de Joanesburgo, exigindo empregos e usando violência e intimidação contra empresas contratadas para prejudicar e até fechar obras em andamento e centros prestadores de serviços”, afirmou o prefeito Herman Mashaba, em declarações na terça.
Mashaba diz que “este comportamento ilegal” barrou a entrega de serviços ao forçarem o atraso nos projetos. “Além disso, trabalhadores têm sido agredidos, ameaçados e forçados a sair dos canteiros”, acrescentou.
Mashaba declarou ainda a cidade tem conduzido as contratações de acordo com a lei de Administração Maunicipal das Finanças, que impõe uma política de rede de suprimentos justa, equitativa, transparente, competitive e com relação justa de custo/benefício.
“A cidade não vai tolerar qualquer comportamento criminoso por organizações ou quem quer que ameace ou prejudique o andamento de trabalhos daqueles encarregados a produzir em nome da cidade e seus residentes”, disse o prefeito.
Ele disse que vai recorrer à força policial para fazer com que os infratores enfrentem o braço da lei”.