
O presidente do conselho da Agência Espacial da África do Sul (South African National Space Agency – SANSA), Patrick Ndlovu, em uma entrevista para o site de notícias Sputnik África, disse que a Rússia é a principal parceira para o avanço do programa espacial da África do Sul.
“Devo dizer que a Rússia tem sido a mais disposta a fazer parcerias com a África do Sul em vários aspectos mutuamente benéficos para realmente avançar o nosso espaço e a nossa missão como nação,” ele disse.
Durante as comemorações no sábado, do dia da cosmonáutica, Ndlovu, que também é CEO da Infinity Integrated Solutions, ressaltou que a África do Sul “recebeu a maior parte de seu apoio da Federação Russa”.
Ele comemora a aliança entro os dois países e se mostrou otimista do empreendimento aeroespacial da África do Sul e espera que continue a “crescer naturalmente” como resultado dessa cooperação.
Ndlovu vê o programa espacial sul africano além da cooperação com a Rússia e aponta que a África do Sul está fazendo contribuições significativas para a exploração espacial global ao providenciar uma localização estratégica para servir de base para equipamentos avançados para agências espaciais internacionais e operadoras de satélite privadas.
Em junho deste ano, o correspondente da Academia Russa de Ciências, Alexander Lutovinov, ressaltou a necessidade da cooperação entre os dois países na área de comunicação espacial e nos campos de astronomia e pesquisa espacial.