Presidente da Frente Parlamentar Brasil-China cobra a demissão de Ernesto Araújo

Deputado federal Fausto Pinato (PP-SP), presidente da Frente. Foto: Luis Macedo - Câmara dos Deputados

O presidente da Frente Parlamentar Brasil-China na Câmara, deputado Fausto Pinato (PP-SP), responsabilizou o governo Bolsonaro por atrapalhar o Brasil e as relações com o governo da China.

Ele cobrou de Bolsonaro “um gesto concreto” para que a conversa entre os países volte a acontecer e pediu que o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, seja demitido.

Ernesto Araújo hostiliza e dá aval para ataques à China, principalmente os que partem do filho do presidente, Eduardo Bolsonaro, que frequentemente faz postagens contra os chineses.

“A China não irá priorizar o Brasil enquanto não houver novo canal de diálogo. O presidente Bolsonaro precisa fazer um gesto. Não adianta bater e depois vir e tentar agradar. Tem que ter um gesto concreto. Por exemplo, trocar o ministro das Relações Exteriores”, afirmou Fausto Pinato.

Agora, a fragilidade da relação bilateral e a incapacidade do governo Bolsonaro de conversar com lideranças que não sejam o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ocorre num momento delicado em que o Brasil necessita urgentemente de insumos necessários para a produção das vacinas contra o coronavírus no Brasil.

O deputado Fausto Pinato informou que vai protocolar na embaixada chinesa no Brasil um pedido para que o presidente Xi Jinping faça intervenções a favor do Brasil e facilite a exportação dos produtos.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *